Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "CANCIAN, Viviane Ache"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Pedagogo generalista – professor de educação infantil: implicações e desafios da formação
    (2018) BARBOSA, Maria Carmen Silveira; CANCIAN, Viviane Ache; WESHENFELDER, Noeli Valentina
    O curso de Pedagogia vem ampliando seu espectro formativo nos últimos 30 anos. Da formação de especialistas para as escolas e o sistema educacional, aderiu à formação do pedagogo generalista e licenciado para o magistério nos Anos Iniciais, Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos. A mudança da exigência de habilitação de professores do Ensino Médio para o Ensino Superior e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (DCNP) com ênfase na docência não acompanharam necessidades de aprofundamento de formação docente. Este artigo propõe analisar as DCNP e as diretrizes de formação de professores, e a formação generalista do pedagogo licenciado em Pedagogia, em relação às capacidades profissionais exigidas do docente da Educação Infantil, definidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (DCNEI). A metodologia baseia-se na análise de conteúdo dos documentos legais balizadores da formação docente e da Educação Infantil. Observou-se que essas diretrizes, com suas múltiplas funcionalidades, não têm atendido às expectativas que as DCNEI apontam para o exercício qualificado da docência em creche e pré-escola.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão