Navegando por Autor "CAMPOS, Flávia Roberta Velasco"
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- ItemIngresso no ensino fundamental aos seis anos? O que dizem as crianças e seus pais(2017) RANIRO, Caroline; CAMPOS, Flávia Roberta VelascoPartindo da aprovação da Lei nº 11.114, sancionada em 16/05/2005, que estabeleceu que crianças de seis anos fossem então matriculadas no ensino fundamental e da Lei nº 11.274, sancionada em 06/02/2006 que amplia a duração do ensino fundamental para nove anos e considerando que família e escola são os contextos mais relevantes da vida de uma criança, esse artigo tem por objetivo divulgar parte dos resultados de um estudo que se ocupou também em verificar como pais e crianças concebem o processo de inserção no ensino fundamental aos seis anos de idade.
- ItemIngresso no ensino fundamental aos seis anos? O que dizem as crianças e seus pais(2017) RANIRO, Caroline; CAMPOS, Flávia Roberta VelascoPartindo da aprovação da Lei nº 11.114, sancionada em 16/05/2005, que estabeleceu que crianças de seis anos fossem então matriculadas no ensino fundamental e da Lei nº 11.274, sancionada em 06/02/2006 que amplia a duração do ensino fundamental para nove anos e considerando que família e escola são os contextos mais relevantes da vida de uma criança, esse artigo tem por objetivo divulgar parte dos resultados de um estudo que se ocupou também em verificar como pais e crianças concebem o processo de inserção no ensino fundamental aos seis anos de idade. O estudo, de caráter qualitativo, se fundamenta na abordagem bioecológica de desenvolvimento humano de Bronfenbrenner (1996), cuja ênfase está na interconexão entre vários níveis do sistema ecológico. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com quinze crianças e seus pais, para apreender as percepções dos sujeitos envolvidos com o ingresso no ensino fundamental. Os locais das entrevistas foram uma escola de esfera municipal de uma cidade do interior paulista para crianças e a própria residência para a maioria dos pais. A coleta de dados revelou que pais e crianças em sua maioria concordam com a inserção no ensino fundamental aos seis anos de idade. Todos pareceram habituados ao novo modelo e satisfeitos com resultados prévios que este já pôde oferecer. Os alunos pareceram manter um relacionamento satisfatório na escola, estão motivados, interessados e desejam ler e escrever – expectativa que vai ao encontro do que afirmam pais - e embora às vezes as crianças apresentem cansaço, elas valorizam e têm clareza da importância do processo de ensino-aprendizagem. Frequentar a educação infantil parece ter contribuído para a adaptação no ensino fundamental. O contexto familiar revela pais que valorizam e se interessam pela escolarização dos filhos, procurando acompanhá-los, mesmo quando o ambiente familiar é atingido por situações adversas. Os resultados obtidos certamente contribuirão para a Educação Escolar, principalmente porque ainda são poucos os estudos que consideraram o primeiro ano do ensino fundamental de nove anos, possibilitando a manifestação dos principais envolvidos nele, as crianças.