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Navegando por Autor "BRITO, José Eustáquio de"

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    As contribuições do movimento quilombola para a construção de uma proposta de educação específica
    (2017) MOREIRA, Agda Marina Ferreira; BRITO, José Eustáquio de
    Os processos educativos e de formação político-identitários reproduzidos no interior de cada comunidade remanescente de quilombo, juntamente com as experiências advindas dos movimentos sociais quilombolas, são aspectos indispensáveis na discussão de implementação de uma modalidade escolar quilombola. Partindo de um estudo de caso, apresentaremos resultados das observações oriundas da comunidade quilombola de Carrapatos da Tabatinga e do movimento quilombola mineiro, bem como da pesquisa de dissertação de mestrado em Educação e da trajetória profissional na ONG Cedefes e na N’Golo. Para tanto, utilizamos por método a observação participantes, além de trechos de entrevistas centradas no problema, realizadas no campo de pesquisa. Dentre os resultados apresentados, buscaremos enfatizar as formas de se educar construídas nas trocas cotidianas e nas interações com as mobilizações políticas, sendo ambas importantes produtoras de pedagogias próprias, que se relacionam diretamente às reinvindicações e aos aspectos tradicionais presentes nas comunidades quilombolas, sendo parte de uma cosmovisão africana. Em constante diálogo, comunidades e movimento nos instigam a reconhecer formas alternativas de formação de sujeitos engajados, que se reconhecem enquanto quilombolas e que são responsáveis diretos pela preservação dos saberes-fazeres construídos nos espaços de suas respectivas comunidades.
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    Enfrentando o racismo nas aulas de sociologia
    (2020) LIGEIRO, Isabela Rodrigues; BRITO, José Eustáquio de
    Esse artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado em educação, realizada entre 2018 e 2019, que objetivou compreender como aulas e atividades propostas por professores de sociologia do ensino médio têm contribuído para o desenvolvimento de uma educação das relações étnico-raciais tendo por intenção a implementação a Lei 10639/03. Os sujeitos da pesquisa são professores de sociologia em atividade na capital mineira e Região Metropolitana de Belo Horizonte. Fez-se uma revisão bibliográfica sobre a temática em que se destaca o debate sobre a relação histórica da sociologia com as questões raciais no Brasil e o processo de conquista e implementação da Lei 10639/03. Pesquisa qualitativa, com dados obtidos a partir da aplicação de questionário e entrevistas, que revelaram diversas possibilidades para um ensino de sociologia comprometido com a abordagem crítica das relações étnico-raciais. Possibilitaram também a compreensão de como essas práticas têm contribuído para o campo da educação das relações étnico-raciais e os desafios a serem enfrentados para uma efetiva educação antirracista.

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ISSN 1518-6385

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