Navegando por Autor "BRISKIEVICZ, Danilo Arnaldo"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA modernização da instrução pública de Minas Gerais a partir do grupo escolar dr. João Pinheiro, no Serro/MG (1908-1918)(2020) BRISKIEVICZ, Danilo ArnaldoInvestiga-se o contexto de criação dos grupos escolares em Minas Gerais em seus aspectos legislativos, políticos e sociais. De modo particular, apresenta-se como estudo de caso a inauguração do Grupo Escolar Dr. João Pinheiro e o funcionamento desta escola de instrução pública primária nos seus dez primeiros anos. Explicam-se a modernização e o progresso como ideologias educacionais republicanos e os desafios inerentes à instrução pública, em especial, a pobreza dos meninos e meninas que motivaram a criação da Caixa Escolar. Avalia-se a partir de gráficos estatísticos o cotidiano das matrículas, o cotidiano escolar de alunos e professores, o funcionamento geral da instituição. A metodologia bibliográfica nos levou aos arquivos da escola, aos arquivos da Câmara e aos livros especializados para chegarmos a uma visão geral do contexto estudado. Busca como resultado da pesquisa o detalhamento da instituição e desmascaramento dos conflitos locais que revelam muito sobre o republicanismo brasileiro e suas interfaces com a educação.
- ItemOs conflitos da republicanização da educação brasileira a partir escola normal municipal do Serro entre 1895 a 1903(2019) BRISKIEVICZ, Danilo ArnaldoO estudo proposto é sobre a instrução pública especializada na formação de professores e professoras para o mercado de trabalho na Primeira República no Brasil. De maneira geral, pretende-se explicar os motivos que levaram à criação em território nacional das escolas normais, muito por conta da mudança na legislação que propiciou aos estados e municípios grande autonomia para suas organizações. De modo específico, buscam-se as razões sociais, econômicas e culturais que propiciaram a experiência de uma escola normal municipal na cidade do Serro/MG subvencionada pelo governo estadual. Estuda-se o cotidiano escolar, os conflitos entre o poder público local e seus diretores, bem como demonstram-se as ideologias que perpassavam a instrução pública naquele contexto, em especial, o ultramontanismo e o positivismo. O método é a pesquisa bibliográfica em arquivos públicos e particulares, bem como o recurso à escassa literatura sobre o assunto. O resultado esperado é a demonstração de como foi a experiência de uma escola normal no interior do Brasil com seus atores, conflitos e contexto peculiares.
- ItemOs ícones do poder disciplinar e a educação colonial brasileira a partir do Serro/MG, de 1759 a 1807(2019) BRISKIEVICZ, Danilo ArnaldoAnalisamos a história da educação do Brasil colonial na segunda metade do século XVIII, em especial o contexto do despotismo esclarecido português e suas repercussões na Vila do Príncipe, atual cidade do Serro/MG no período que vai aproximadamente de 1758 até 1807. Investigamos como os fatores externos à Vila do Príncipe como, por exemplo, o terremoto de Lisboa em 1756 e a expulsão dos jesuítas do Brasil em 1759 afetaram a forma de lidar com os subsídios voluntários e, em especial, levantamos o histórico dos impostos serranos para entender o processo de financiamento dos primeiros professores do Norte de Minas Gerais. Contamos a história dos primeiros professores do Serro, seja de primeiras letras, seja de gramática latina. A metodologia de pesquisa intenciona amalgamar o conceito de poder disciplinar e biopoder de Michel Foucault à microanálise histórica, para esclarecer como a educação é afetada pela iconografia do poder do pelourinho, da Real Casa de Fundição do Ouro e do padre, detentora de uma certa pedagogia moralizante da população.
- ItemSer professora de escola pública na segunda metade do século XIX: a trajetória de Francisca Leite Teixeira (c.1840-1911) no Norte de Minas Gerais(2023) BRISKIEVICZ, Danilo ArnaldoInvestigamos a formação escolar de Francisca Leite Teixeira (c.1840-1911) nascida em Diamantina/MG, analisamos o processo do seu concurso público para o provimento da vaga da escola mista de Três Barras (Serro/MG) a partir de documentos governamentais e listamos e analisamos as matérias que devia dominar para se tornar professora. Contamos através de documentos encontrados em arquivos públicos (pesquisa bibliográfica e documental) o cotidiano da escola da mestra Chiquinha Leite e os dilemas da profissão docente na segunda metade do século XIX (análise histórico-crítica), em especial com as mudanças econômicas cuja abolição da escravidão de 1888 é um dos exemplos, seguida da Proclamação da República de 1889. Este estudo permite avaliar as características ético-morais necessárias para o exercício do magistério das professoras no “Brasil profundo” do Norte de Minas Gerais.