Navegando por Autor "BRAGA, Eduardo dos Santos de Oliveira"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemMetodologías activas en la enseñanza de las ciencias: revisión y análisis de publicaciones en revistas del área enseñanza en la década de 2008 a 2018(2020) SIMÕES, Roberta Cristina Moreira; RUSSO, Ana Lúcia Rodrigues Gama; BRAGA, Eduardo dos Santos de Oliveira; RÔÇAS, GiselleThis work presents a review of scientific articles on active methodologies published in Brazilian journals QualisA1’s Área de Ensino, one of the 49 knowledge areas of the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(CAPES). To answer the question: How has the theme of active methodologies has been used and discussed byteachers and researchers in science education?, the work aims to survey the articles related to science education from 2008 to 2018. Specific objectives include selecting publications and mapping the teaching contexts in which the strategies are developed, without the intention of evaluating or discussing all available active methodologies strategies. For this, it was adopted qualitative approach and the research was carried out under the scope of the State of Knowledge. The national journals were selectedby consulting the CAPES portal, on the Sucupiraplatform, using the filters: Área de Ensinoand 2013-2016 quadrennium; keywords related to the active methodologies were defined for the articles selection. As result, were selected nineteen journals and thirty-nine publications. The most frequent active methodologies in the articles are Teaching for Problems and Teaching by Investigation, with a highlighted for education levels of Higher Education and High School. In the period of this work, there was an increase in the number of publications from 2015 to 2018. We conclude that teachers and researchers have discussed active methodologies through different strategies, at different levels of education. We emphasize the importance of theoretical deepening in the use of active methodologies, avoiding misuse or uncontrolled use, such as a methodological disorder.
- ItemSuper Colheita: uma proposta de gamificação no estudo de frutas, hortaliças e derivados em um curso técnico em Alimentos(2023) FRAGA, Vinícius Munhoz; FONSECA, Taís Pereira da; BRAGA, Eduardo dos Santos de Oliveira; PEREIRA, Marcus ViniciusApesar de possuírem propósitos e focos distintos, os jogos de aprendizagem e a gamificação são abordagens metodológicas interativas que, quando combinadas, possibilitam imergir o aluno em uma temática ao proporcionar-lhe uma experiência lúdica que o mantém envolvido enquanto aprende novosconhecimentos ou reforça os já existentes. Entretanto, para a eficácia dessas estratégias de ensino é preciso elaborá-las com processos estruturais e design bem definidos de modo que a motivação e o engajamento dos alunos estejam sempre presentes favorecendo seu aprendizado. Partindo dessa premissa, elaborou-se o Super Colheita, um jogo de aprendizagem competitivo, estruturado como uma estratégia de gamificação a ser aplicada ao processo didático no estudo do tema frutas, hortaliças e derivados. A presentepesquisa teve como objetivo analisar se a aplicação do jogo favoreceu a aprendizagem e estimulou a motivação e o engajamento dos alunos. Como resultado, eles atribuíram seu aumento de interesse no tema de estudo às características do jogo como: imersão, diversão, interatividade, competitividade, jogabilidade e design das cartas. A participação efetiva dos alunos na construção do próprio processo de aprendizagem por meio de uma proposta que evidenciou as etapas desse processo de forma divertida e envolventecaracterizou a aplicação do Super Colheita ao processo didático. Podemos afirmar que a elaboração e a estruturação do Super Colheita como uma estratégia de ensino gamificada possibilitou o desenvolvimento de uma abordagem de ensino que estimulou, de formaeficaz, a motivação e o engajamento dos alunos no estudo de frutas, hortaliças e derivados.