Navegando por Autor "BOUTIN, Aldimara Catarina Brito Delabona"
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- ItemA dimensão política do grêmio estudantil nas produções científicas dos professores da rede estadual de ensino do Paraná(2021) BOUTIN, Aldimara Catarina Brito DelabonaO artigo tem como objetivo abordar sobre a dimensão política dos grêmios estudantis nos artigos produzidos pelos professores do Programa de Desenvolvimento Educacional do Estado do Paraná – (PDE/PR). O referencial teórico metodológico que orienta as reflexões é o Materialismo Histórico e Dialético, com a contribuição dos escritos do filósofo marxista italiano Antonio Gramsci. A coleta de dados foi realizada no acervo digital da Secretária do Estado de Educação do Estado do Paraná – (SEED/PR), no qual foram localizados 45 artigos, cujo objeto de pesquisa era o grêmio estudantil. Desses artigos, 04 aprofundaram as reflexões sobre a dimensão política dos grêmios. Estruturalmente o artigo está dividido em duas sessões: Na primeira discorre sobre a contribuição dos grêmios estudantis no processo de emancipação política e humana. Em seguida, analisa a dimensão política dos grêmios estudantis nas produções dos professores do PDE. Nas considerações finais, indica que a produção científica dos professores do PDE considera os grêmios como espaços políticos de formação, ressaltando a necessidade de os mesmos desenvolverem ações que contemplem os interesses coletivos.
- ItemA participação política em grêmios estudantis na perspectiva de documentos orientadores(2021) BOUTIN, Aldimara Catarina Brito DelabonaO artigo tem como objetivo investigar a categoria participação política em documentos que orientam a organização discente em grêmios estudantis. O material empírico é constituído por 10 documentos, como cartilhas, manuais e guias, publicados por secretarias estaduais de educação e entidades da sociedade civil. As análises têm como suporte teórico e metodológico o materialismo histórico e dialético, com a contribuição de autores como Marx (2010a; 2010b), Nogueira (2011), Lenin (2015) e Gramsci (2004; 2020). Os resultados da pesquisa explicitaram que, na maioria dos documentos, há a defesa de perspectiva fundamentadas na democracia e na cidadania, contudo, elas são fragilizadas, pois se relacionam ao protagonismo juvenil e/ou à realização de eventos festivos ou esportivos.
- ItemA práxis político-educativa nas ocupações secundaristas na região dos Campos Gerais – PR(2022) FLACH, Simone de Fátima; BOUTIN, Aldimara Catarina Brito DelabonaO tema deste artigo é a práxis político-educativa das ocupações secundaristas realizadas nos Campos Gerais, no Paraná (PR), em 2016. Sob a luz do materialismo histórico-dialético, a partir do levantamento bibliográfico sobre as ocupações de 2016 e da realização de entrevistas com jovens que participaram do processo, analisam-se as ocupações em escolas de Ponta Grossa e de Ventania, de modo a evidenciar as particularidades e os elementos comuns circunscritos às pautas políticas desenvolvidas pelos “ocupas”. As análises foram orientadas pela categoria teórica gramsciana “filosofia da práxis”. Ao final, indica-se que as ocupações se desenvolveram de modos distintos, evidenciaram a práxis político-educativa e foram norteadas por elementos comuns em defesa de direitos sociais fundamentais.