Navegando por Autor "BOTO, Carlota"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA invenção do Emílio como conjectura: opção metodológica da escrita de Rousseau.(2010) BOTO, CarlotaThe present work aims at a reflection on Rousseau's pedagogical thinking. To such end, the analysis is centered on the reading of his Émile: or treatise on education published in 1762. The article seeks to contrast the Émile with the analyses of commentat
- ItemDissonâncias do Programa Tempo de Aprender (SEALF/MEC/2020) com as pesquisas sobre alfabetização(2021) ALBUQUERQUE, Suzana Lopes de; BOTO, CarlotaO objetivo deste artigo é apresentar dissonâncias conceituais que a Secretaria de Alfabetização (Sealf) do MEC tem adotado a partir da Política Nacional de Alfabetização (2019) e do Programa Tempo de Aprender (2020), desconsiderando as pesquisas científicas realizadas no âmbito das universidades brasileiras. Ao evocar pesquisas internacionais, principalmente do National Reading Painel (2000), a atual Secretaria limita a alfabetização a seu processo metodológico, não levando em conta a importância da dimensão de letramento. Pergunta-seo que está em debate na visão da Sealf,que insiste em não avaliar a importância da formação inicial e continuada de professores de diferentes universidades e de pesquisadores imbuídos de um princípio crítico-político-social,reduzindo o tema a um viés tecnicista do método sintético fônico.