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Navegando por Autor "BONILLA, Maria Helena Silveira"

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    A cultura da liberdade de criação e o cerceamento tecnológico e normativo: potencialidades para a autoria na educação
    (2016) VELOSO, Maristela Midlej Silva de Araujo; BONILLA, Maria Helena Silveira; PRETTO, Nelson De Luca
    The paper discusses the processes that hinge around access to knowledge and common basic infrastructure, which involve the whole chain of production of such goods. There are three layers: the physical, logic and content layer. It is thought that digital technology and the abundance of information available in cyberspace are increasingly expanding authoring possibilities for teachers and students in schools (elementary to higher education). However, without common access and infrastructure, which indispensable for the implementation of authorship in education, this is impossible. We consider that the production of content in the context of cyberculture is conditioned by the technological infrastructure and the use, exchange and means of knowledge creation. Finally, from the theoretical framework used in our approach and based on our investigations and experiences in schools and at the university, we conclude that the culture of collective and collaborative production of texts, images and sounds can only be achieved if the right and the freedom to experience the intangible assets produced by mankind are available and accessible to everyone.
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    A pesquisa em educação e tic na américa latinatemáticas transversais
    (2024) BONILLA, Maria Helena Silveira; FICOSECO, Verónica Sofia; JIMÉNEZ, Georgina Ivet Duránménez
    O artigo reflete sobre as relações existentes entre o surgimento e a persistência de problemas sociais e o desenvolvimento de conhecimentos científicos orientados a explicá-los e conhecê-los como chaves para compreender os contextos atuais. Foca, especificamente, no reconhecimento da constituição e renovação de agendas de pesquisa em Educação a partir da introdução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como fator destacado nas políticas educativas na América Latina. Para isso, apresenta uma sistematização temática das dissertações e teses desenvolvidas no grupo de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC/FACED/UFBA), composto por grande número de pesquisadores procedentes de países latino-americanos. Resulta em uma confluência de pesquisas que tratam de temas comuns a vários países da região, tais como brecha digital, formação de professores, inserção das tecnologias nas escolas, especialmente no modelo 1:1, e conhecimento aberto, todos atravessados pelas políticas públicas.
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    As singularidades da pesquisa com criança no espaço de vida privada/familiar
    (2023) SOUZA, Joseilda Sampaio de; BONILLA, Maria Helena Silveira
    Este texto tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre a singularidade da metodologia da Pesquisa com criança e as relações que estabelecemos com os/as interlocutores da pesquisa, tendo como referência uma tese de doutorado em Educação, defendida em 2019, em uma universidade pública federal do nordeste brasileiro, que investigou sobre o brincar de crianças em tempos de tecnologias digitais móveis. O estudo, de abordagem qualitativa, adotou os pressupostos metodológicos da Pesquisa com criança (CASTRO, 2008; FANTIN, 2009; PEREIRA, 2015b), dialogando, problematizando, indagando junto com a criança sobre as experiências vividas, de modo a proporcionar ao pesquisador um conhecimento que consiga desvendar a realidade estudada. A fundamentação teórica esteve pautada nos Estudos da Infância, realizados no campo da Sociologia da Infância (CORSARO, 2011; SARMENTO, 2003, 2004, 2007, 2008; SARMENTO; PINTO, 1997; SIROTA, 2011; PINTO, 1997; QUINTEIRO, 2009). Como resultado concluímos que na metodologia da Pesquisa com criança é preciso pensar na postura do pesquisador na relação com os/as interlocutores. Essa postura precisa ter como princípio o lugar de alteridade experimentado por pesquisadores adultos e crianças no decorrer de todo o seu processo de pesquisar.
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    Em tempos de redes e ubiquidade: desafios para a educação
    (2021) CORDEIRO, Salete de Fátima Noro; BONILLA, Maria Helena Silveira
    Abordamos a presença dos dispositivos digitais móveis no cotidiano escolar, tendo como problemática discutir perspectivas educativas baseadas na cultura digital e no protagonismo de seus praticantes. Objetivamos apontar elementos que colaborem para práticas educativas significativas à juventude e aos desafios contemporâneos. O estudo teve como base a pesquisa qualitativa, amparado na teoria dos cotidianos e cultura digital. Como resultados, temos: a falta de incentivo ao desenvolvimento da cultura digital nas escolas, que inibe a produção de conhecimentos, ao mesmo tempo que percebemos táticas de professores e alunos para utilizar os meios digitais. O potencial dessas tecnologias reside na criação de ambiências formativas pautadas por relações educativas mais horizontais e colaborativas.

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ISSN 1518-6385

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