Navegando por Autor "BOLL, Cintia Inês"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCultura digital, mídias móveis e metodologias ativas: potencialidades pedagógicas(2022) CORRÊA, Maiara Lenine Bakalarczyk; BOLL, Cintia Inês; NOBILE, Marcia FinimundiPensar a sala de aula para a formação crítica e cidadã dos estudantes passa por considerar o contexto sociocultural que os atores da educação estão inseridos e refletir sobre práticas de ensino que se alinhem com estes objetivos de ensino. Este artigo constrói-se na reflexão e nas discussões sobre o contexto de cultura digital e a utilização de mídias móveis e metodologias ativas enquanto perspectiva pedagógica na educação básica, por meio de uma pesquisa qualitativa, de natureza básica e de procedimento bibliográfico, apoiando-se em Pierre Lévy para considerar a cultura digital, José Moran para expandir as noções sobre metodologias ativas, Jean Piaget para relacionar processos de abstração com aprendizagem, a partir dos quais se entrelaçam outros autores e estudos. A partir disso, observa-se a relevância de utilizar variadas metodologias de ensino, incluindo as ativas, no caminho para uma formação mais autônoma e participativa do aluno. Para isso, deve-se considerar o contexto de cultura digital, mesmo diante de obstáculos que são colocados às escolas e aos professores, visando promover aprendizagens para a atuação cidadã relacionada à realidade dos estudantes no tempo-espaço que ocupam. Além disso, entende-se que a educação se entremeia com a vida dos estudantes e isso requer fazer a sala de aula mais conectiva (não apenas no sentido tecnológico ou virtual), de modo a valorizar a pluralidade de vozes e de sentidos que ocupam esse e tantos outros espaços.