Navegando por Autor "BITTENCOURT, Ricardo Luiz de"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA formação continuada em uma universidade comunitária na perspectiva de seus docentes(2023) BITTENCOURT, Ricardo Luiz de; FERNANDES, Caroline FenaliO presente artigo visa analisar quais são as percepções que os docentes universitários possuem acerca da Formação Continuada, a partir da participação no Programa destinado para este fim. Os principais autores que embasaram essa pesquisa foram: Nóvoa (1992; 2012), Nóvoa e Amante (2015), Pérez Gómez (1998), Garcia (1999), Tardif (2000), Masetto (2003), Cunha (2008; 2009) e Contreras (2012). A pesquisa alicerça-se nos pressupostos da abordagem qualitativa e, por instrumento, utiliza-se da entrevista semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa foram oito professores universitários que tiveram mais participação no Programa de Formação Continuada proposto pela universidade no ano de 2018. Destes oito, foram selecionados dois professores por área de atuação, sendo: Humanidades Ciências e Educação (HCE), Ciências, Engenharias e Tecnologias (CET), Ciências da Saúde (SAU) e Ciências Sociais Aplicadas (CSA). As entrevistas foram gravadas, transcritas e organizadas em três blocos de análise, denominados: Perfil dos entrevistados; Análise do Programa e Concepções de Formação Continuada e Impactos da Formação Continuada na constituição de Docência Universitária. Com a pesquisa foi possível perceber que os professores compreendem a Formação Continuada como um espaço importante de reflexão crítica acerca da profissão docente. Os docentes apontam que a Formação Continuada oportuniza o acesso aos conhecimentos pedagógicos para os profissionais liberais, uma vez que não possuem formação específica na área da educação.
- ItemContribuições da pesquisa para o desenvolvimento profissional docente na perspectiva dos coordenadores dos cursos de licenciatura.(2020) BITTENCOURT, Ricardo Luiz de; SILVA, Renata Geremias daThe researches on university teaching gain, significantly, space in Brazil, considering that many bacharéis, of diverse professions, are challenged to assume the function of professor. Therefore, the present article investigates the contributions of the research to the professional development of the teaching staff from the perspective of the coordinators of the degree courses. The methodology adopted for this study was of an applied nature, with a qualitative approach, using as an instrument for the data collection the interview conducted with the coordinators of the undergraduate courses, in the courses of Pedagogy, Letters, Mathematics, Geography and History. Bibliographic research and data analysis allowed us to affirm that research is a specificity of university teaching that promotes its professional development, since it contributes to the teacher taking a more investigative stance from the production of knowledge. However, there are still teachers who do not research and can not promote the articulation between teaching and research.
- ItemInclusão de anlunos portadores de necessidades educativas especiais na rede regular de ensino: primeiras aproximações a partir de Michel Foucault(2005) BITTENCOURT, Ricardo Luiz deThis academic essay aims at reflecting about the inclusion of students with special educational needs into the normal school schedule according to the works of Foucault. Therefore, this study discusses on the constitution of the subject in modernity as well as the "psy" knowledges that make intelligible the concept of abnormality. In this direction, the school, as an institution of sequester, assumes and produces new inclusion discourses that contribute to extinguishing and silencing the differences, besides enhancing the illusion that everyone is equal.