Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "BERWALDT, Myrna Gowert Madia"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O cotidiano de crianças pomeranas na educação infantil
    (2021) BERWALDT, Myrna Gowert Madia; NOGUEIRA, Gabriela Medeiros
    Este artigo apresenta dados de uma pesquisa que teve por objetivo conhecer como um grupo de crianças pomeranas vivenciou a cultura lúdica e enfrentou os desafios no cotidiano, em uma turma de nível II da Educação Infantil de uma escola de Ensino Fundamental, ao longo de 2019. A investigação foi realizada por meio da análise de documentos e da etnografia, tendo a sociologia da infância como referencial teórico. Dentre os resultados encontrados, observamos que a língua foi um fator impactante no processo de inserção na escola, pois dois terços das crianças falavam apenas a Língua Pomerana e um terço era bilíngue em português e pomerano. No decorrer do ano, a Língua Portuguesa foi prevalecendo, o que teve como consequência o silenciamento da Língua Pomerana, caracterizando uma relação de subordinação de uma cultura à outra.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão