Navegando por Autor "BENITES, Larissa Cerignoni"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA educação física nos cadernos do novo Ensino Médio de Santa Catarina(2024) VIEIRA, Amanda; VISSOTTO, Caroline; BENITES, Larissa CerignoniEsta é uma pesquisa qualitativa documental sobre a Educação Física nos cadernos do Novo Ensino Médio de Santa Catarina, considerando sua forma (carga horária, organização curricular e a ideia de formação integral) e seu conteúdo (habilidades, competências, objeto de estudo, trilhas de aprofundamento e projeto de vida). Os resultados destacaram a subordinação da Educação Física à reforma do Ensino Médio que prioriza mercado de trabalho e empregabilidade, colocando-a na área das linguagens, numa estrutura que hierarquiza disciplinas, acarretando a redução de sua carga horária, enfraquecendo sua base conceitual e teórica, resultando em conteúdos descontextualizados que prejudicam sua identidade e valorização. Pondera-se o entendimento de que a Educação Física se apresenta em um ‘não-lugar’ decorrente de sua falta de identidade e esvaziamento. Assim, ressalta-se a necessidade de (re)construir o espaço da Educação Física escolar e permitir a estudantes contato, acesso e apropriação de diferentes dimensões do conhecimento através da cultura corporal do movimento.
- ItemO estágio curricular supervisionado em Educação Física na perspectiva dos planos de ensino e relatórios finais(2023) BIKEL, Roque Luiz; DUEK, Viviane Preichardt; BENITES, Larissa CerignoniEste trabalho teve como objetivos analisar os planos de ensino (PEs) e os relatórios finais (RFs) produzidos no âmbito do estágio curricular supervisionado (ECS) em Educação Física no ensino médio e explorar o que se suscita pensar sobre esse estágio e a formação de professores de Educação Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo documental que explorou os PEs e os RFs e se valeu da técnica de análise de conteúdo para a avaliação dos dados. Os resultados e discussões possibilitaram compreender aspectos gerais do ECS e do planejamento dos estagiários, destacando-se as escolhas, as possíveis interpretações e a reflexão possibilitada pelo ECS, um recurso válido para mapear os saberes em relação à prática pedagógica e pensar encaminhamentos no âmbito da formação. Como considerações finais retrata-se que estudos sobre documentos são importantes e significativos e se sugere a conexão com futuros estudos que busquem analisar as diferentes instâncias presentes no contexto dos ECSs a fim de melhor compreender as relações entre a produção de documentos e suas implicações no exercício docente.
- ItemO processo de constituição histórica das diretrizes curriculares na formação de professores de Educação Física(2008) BENITES, Larissa Cerignoni; SOUZA NETO, Samuel de; HUNGER, DagmarThe historical processes that permeate curriculum guidelines made it possible to see what are the ideas and concerns in the formation of teachers of Physical Education. In this context, the objective here was of investigating how the qualification and cer