Navegando por Autor "BEGO, Amadeu Moura"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemPotencialidades do processo de implementação de Unidades Didáticas Multiestratégicas para a formação inicial de professores de Química(2021) FERRARINI, Francisco Otávio Cintra; BEGO, Amadeu MouraEste artigo pretende expor considerações relativas à importância do movimento de reflexão crítica acerca da ação do replanejamento de Unidades Didáticas Multiestratégicas (UDM) de professores de Química em formação inicial. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de doutorado que envolveu a utilização e validação de categorias a prioripara se avaliar o Enfoque Curricular adotado por futuros professores ao planejarem e replanejarem UDM. Foi utilizada a abordagem de pesquisa qualitativa do tipo Estudo de Casopara se caracterizarem eventuais mudanças empreendidas na proposição do planejamento de ensino. Para isso foram consideradas como categorias analíticas o Conteúdo abordado, a Metodologia escolhida e as considerações acerca da Avaliação na composição do replanejamento. Os dados gerados apresentam potencialidade de explicitar e caracterizar as reflexões críticas empreendidas em planejamentos de ensino, bem como capacidade de estipular posicionamentos transitórios e direcionados à consolidação de tendências alternativas com referencial investigativo. Isso se deve ao fato de os sujeitos desta pesquisa terem se mobilizado diante de uma proposta que pretendia promover transições e evoluções de conhecimentos profissionais, além de fundamentar a constituição de um modelo didático pessoal capaz de se descolar de perspectivas tradicionais.
- ItemReestruturação da disciplina química fundamental de um curso de bacharelado por meio da implementação de unidades didáticas multiestratégicas: possibilidades de inovação didático-pedagógico(2018) ZOCA, Camila Campos; BEGO, Amadeu MouraThis article presents the impacts of the restructuring of the Fundamental Chemistry discipline at the Institute of Chemistry at Unesp, Araraquara campus, through the implementation of Multistrategic Didactic Units (UDM). A non-experimental research of the case study type was carried out and the sources were given about the problems faced by the department's professors and the evaluation of students through a questionnaire. The data revealed the potential of implementing the UDM in improving student learning and motivation resulting from greater organization and systematization of the discipline, as well as the diversification of didactic and assessment strategies used in a well-founded and structured didactic-pedagogical planning. In addition, most students emphasize the duty shifts as an essential space for improving learning due to the proximity and language adaptation of the monitors, individualized service, help with basic content and guidance for studying.