Navegando por Autor "BARROS, Josemir Almeida"
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- ItemA teoria do capital humano e as políticas de correção de fluxo: um recorte educacional da Amazônia Rondoniense(2022) MATIAS, Juliana Cândido; BARROS, Josemir AlmeidaA pesquisa objetivou compreender a relação entre políticas de correção de fluxo e a Teoria do Capital Humano a partir da distorção idade-série na região norte do Brasil. Entre as indagações destaca-se: quais os contextos da distorção idade-série na Amazônia rondoniense? Em termos metodológico,utilizou-se pesquisa bibliográfica e documentos oficiais e estatísticos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio (Inep), Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Identificou-se potencial influência entre a Teoria do Capital Humano de Theodore Schultz (1966) e as políticas educacionais de correção de fluxo implementadas no Brasil desde a década de 1970 na Amazônia rondoniense.
- ItemDiscursos de um presidente: políticas públicas e educação em tempos de pandemia(2021) BARROS, Josemir Almeida; MATIAS, Juliana CândidoA investigação objetivou identificar e analisar indicativos de políticas sociais em discursos proferidos pelo Presidente da República no período inicial da pandemia no Brasil. As problematizações são: quais as atribuições de um presidente diante da pandemia ocasionada pela COVID-19? Os discursos do presidente do Brasil demonstram qual/quais tipologia(s) de políticas públicas? Em termos metodológicos, foram utilizados discursos oficiais do Presidente da República do Brasil, legislações e reportagens de mídias brasileiras e mundiais. Os resultados demonstram que o Estado gerencial e o desprezo pela ciência contribuem para a disseminação da pandemia e o elevado número de mortos no Brasil. A educação ficou prejudicada.
- ItemPercalços e desafios da profissão docente no meio rural em Ariquemes (RO): trilhas de um caminho(2020) LIMA, Roger dos Santos; BARROS, Josemir AlmeidaO artigo objetiva analisar os percalços e desafios enfrentados por professoras e professores para o exercício da profissão docente no meio rural entre as décadas de 1980 a 1990 em Ariquemes – RO, região Norte do Brasil. Entre as indagações destacamos: de que modo o magistério rural estava organizado em termos de carreira e grau de instrução de professoras e professores? Quais as atribuições das professoras e professores nos cotidianos das escolas rurais? Em termos metodológicos utilizamos fontes históricas diversas, entre elas declarações; discursos governamentais e fontes orais coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas com professoras e professoras que exerceram e/ou ainda exercem o magistério no meio rural. Compreende-se a partir da investigação que o ingresso na carreira docente ocorria por meio de indicação da comunidade e que a prática docente nas escolas rurais eram de modo multisseriado. As quatro primeiras séries do primeiro grau dividiam o mesmo espaço da escola e as professoras e professores rurais enfrentavam várias dificuldades, alguma delas: percorrer longínquas distâncias para lecionar, tripla e quádrupla função, entre outras funções. Por estes artifícios as professoras e professores representavam o modelo social do intelectual cidadão e lecionar nas escolas rurais não representava um serviço, tampouco uma inserção no mercado de trabalho, mas uma ajuda a sua própria comunidade.
- ItemUma análise do contexto de formação do PNAIC na rede estadual de ensino em Rolim e Moura/RO: mãos que ensinam; olhares outros; o chão da escola(2021) MATIAS, Juliana Cândido; BARROS, Josemir AlmeidaA presente pesquisa traz como um dos objetivos analisar a perspectiva docente quanto a conciliação de rotina escolar e a formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), e se o programa alterou os dados educacionais da escola (lócus) da pesquisa. As fontes são resultados de questionários e entrevistas realizadas com as professoras participantes da formação, e que também trabalham na escola (lócus) da investigação. Compõem o repertório de fontes: a legislação, dados estatísticos e escolares que foram levantados por meio de buscas em sites do Ministério da Educação (MEC), do Instituto Nacional de Pesquisa e Educação (INEP) e da Secretaria de Educação de Rondônia (SEDUC/RO). As perspectivas docentes encontradas nos processos de análises demonstram pontos divergentes, mas reafirmam a continuidade dos referenciais teóricos já conhecidos em formações docentes anteriores e fomentadas pelo governo federal. Evidenciam a necessidade e satisfação das professoras alfabetizadoras em estarem juntas no momento da formação em meio à adequação constante da rotina escolar para possibilitar os encontros em horários opostos de trabalho e que, em alguns casos como as professoras de 25 horas, ultrapassam sua carga horária contratual. Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - (IDEB) da escola (lócus) foram confrontados com demais fontes a exemplo do Programme for International Student Assessment (PISA) e políticas educacionais que mostram uma contradição no cálculo para o alcance dos resultados. Tudo isso pode contribuir para que os índices não revelem totalmente a realidade educacional da escola pesquisada.