Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "BARRETO, Eliane Gracy Lemos"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O PARFOR na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA): perspectivas para a melhoria na práxis pedagógica
    (2017) BARRETO, Eliane Gracy Lemos; COLARES, Anselmo Alencar
    O presente artigo tem como objetivo analisar o processo de implementação e os resultados do PARFOR na UFOPA (Campus Monte Alegre/PA), no período de 2010-2014. Parte do princípio de que as políticas de formação docente, implementadas no Brasil, nas últimas décadas, têm conseguido atender os aspectos quantitativos diante da demanda por capacitação profissional, no entanto, faz-se necessário atender os aspectos qualitativos dessa formação, pois o conhecimento teórico docente é importante, mas este não deve se sobrepor à capacitação didático-pedagógica necessária à práxis docente. A metodologia utilizada baseou-se na abordagem qualitativa, a partir de pesquisas bibliográfica, documental e de campo, com a utilização de entrevistas e questionários semiestruturados, alicerçados em três categorias de análises. Os resultados apontam que, para que haja significativa mudança na ação didático-pedagógica, tornam-se imprescindíveis adequações nos processos de implementação e de gestão dessa política. Há problemas, contudo há também enormes possibilidades de que os resultados do PARFOR não sejam apenas quantitativos, mas reflitam efetivamente na melhoria da práxis pedagógica docente.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão