Navegando por Autor "BARBOSA, Pedro Luis Saraiva"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemBanco de questões do Instituto Federal do Ceará um sistema web para auxiliar o processo de avaliação do estudante no ensino superior(2022) BARBOSA, Pedro Luis Saraiva; DA SIL,VA, RobertaAs Instituições de Ensino Superior (IES), como agentes atuantes na sociedade têm um papel imprescindível na formação dos estudantes, pois além dos conhecimentos técnicos que devem oferecer, também devem focar o trabalho no desenvolvimento de competências e habilidades objetivando transformar os alunos em seres protagonistas e proativos do contexto em que estão inseridos e da própria vida. O presente trabalho, é um trabalho original e possui como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica, documental e experimental. É uma pesquisa aplicada de estudo empírico e de abordagem quantitativa. O objetivo do presente trabalho é verificar se um software online que mantenha uma base de dados de questões para o ensino superior pode auxiliar o professor no diagnostico de competências e habilidades que precisam ser reforçadas. Através de pesquisas sobre o uso de ferramentas que impactam positivamente no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, foi possível averiguar que essas ferramentas podem servir como elemento de auxílio e melhoria no processo de ensino aprendizagem. Para se atingir o objetivo do trabalho, desenvolveu-se um sistema web para a centralização de questões com a mesma estrutura das questões do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). A validação do Banco de Questões do IFCE deu-se através de um questionário online que objetivou averiguar a veracidade da ferramenta frente aos seus objetivos e a intenção do seu uso em sala de aula
- ItemCompreensão do uso de desenhos no processo de ensino aprendizagem para alunas do curso informatização.(2020) BARBOSA, Pedro Luis Saraiva; SILVA, Roberta da; SOUSA, Rafaella Alves daThis article is the result of a project developed in the the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Cedro called "ComputerizAction" that materializes with the offer of a specific course for the female public in the area of basic informatics and also the digital inclusion of these women. The target audience of the course are women over the age of 40, who are in a time of digital vulnerability and who reside in the city of Cedro-CE. This research aims to understand how the use of drawings - in a process of content abstraction in the subject of Informatics - can help in the teaching of learning of the women participating in the extension course. The present work analyzed the activity of students of the Information Systems (IS) course of the IFCE - Campus Cedro, during the inaugural class of the basic computer science course. In this work, the non-participant observation technique was used.