Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "BAMBA, Aboubacar BAMBA"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Démonstration par l’absurde: une épine dans l' ́enseignementet l' ́apprentissage des mathématiques-une étude de cas au mali
    (2021) BAMBA, Aboubacar BAMBA; ALMOULOUD, Saddo Ag
    O presente trabalho tem como tema “Demonstração pelo absurdo: um espinho no ensino e aprendizagem da matemática: um estudo de caso em Mali”. Para tanto, realizamos uma revisão da literatura com foco no trabalho em torno do raciocínio pelo absurdo e no estudo institucional da demonstração pelo absurdo. O problema diz respeito ao papel que a demonstração pelo absurdo desempenha nas práticas de sala de aula e nos livros didáticos e sua ausência nos currículos. As questões de pesquisa é a seguinte: Em Mali, a demonstração pelo absurdo está além das capacidades do aluno do ensino médio? No que diz respeito a uma afirmação, o futuro professor reconhece a necessidade de uma demonstração pelo absurdo ou pode transformá-la de tal forma que uma demonstração pelo absurdo seja necessária? O estudo matemático da demonstração pelo absurdo, permitiu-nos analisar este método de demonstração como conhecimento de referência e fazer a sua interpretação lógica. A classificação dos problemas feita pelo primeiro autor em sua tese, permitiunos escolher as variáveis didáticas. A parte experimental inclui a escolha e análise a priori de três problemas propostos aos alunos-professores da École Normale Supérieure de Bamako, a aplicação das tarefas escolhidas numa sessão, a análise a posteriori das produções dos sujeitos da pesquisa. Os alunos-professores foram colocados em uma situação de resolução de problemas pelo método da demonstração pelo absurdo para eventualmente conhecer sua relação com a demonstração pelo absurdo. A análise a posteriori permitiu constatar que a demonstração pelo absurdo é uma dificuldade para os professores do ensino médio.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão