Navegando por Autor "AZEVEDO, R. O. M."
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA escola como lugar privilegiado de aprendizagem docente(2023) OLIVEIRA, J. L. D.; LIMA , A. J. S.; AZEVEDO, R. O. M.Este estudo teve por objetivo explicitar o que as pesquisas do período de 2017 a 2021 evidenciam em relação à escola comolugar de aprendizagem docente. Para tal, utilizou--se como método a Revisão Sistemática de Literatura, em suas três fases: planejamento, condução e relato (Kitchenham, 2004). Para a análise dos dados, empregou-se a Espiral de Análise proposta por Creswell (2014). Os resultados evidenciaram uma categoria central, seguida de quatro subcategorias, que confirmam a escola como lugar privilegiado de aprendizagem docente, em quatro aspectos: na formação inicial, no desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão em cooperação com a escola; na formação continuada, quando reconhecidas as necessidades formativas dos professores; na realidade vivenciada na escola, onde as práticas são reconstruídas; e nos saberes experienciais compartilhados no meio escolar