Navegando por Autor "ASSIS, Lúcia Maria de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDimensões e desafios do quadro de funcionários/as das escolas públicas de educação básica no Brasil(2023) ASSIS, Lúcia Maria de; ALVES, Thiago; SCHNEIDER, GabrielaEste estudo apresenta um balanço dos marcos políticos recentes que influenciam o trabalho de funcionários/as de escolas públicas de educação básica no Brasil. Apresenta uma análise das dimensões e da composição do quadro de funcionários/as das 128,6 mil escolas estaduais e municipais de educação básica, com base nos dados do Censo Escolar/Inep 2022, que mostram que profissionais de serviços gerais e alimentação são os/as mais presentes nas escolas, nas quais a maior parte abriga até cinco funções diferentes. Metade das escolas tem até 10 funcionários/as, com maior número nas estaduais, que apresentam maior relação de matrículas por funcionário/a. Esse número aumenta de acordo com o tamanho da escola, e as escolas de educação infantil tendem a apresentar menor relação de matrículas e docentes por funcionário/a.
- ItemOs fundamentos da política de accountability no Programa AlfaMais para a alfabetização em Goiás(2024) VIEIRA, Flávia Martins; TEIXEIRA, Ricardo Antônio Gonçalves; ASSIS, Lúcia Maria deNo âmbito das políticas educacionais de accountability, observa-se a relação entre qualidade e proficiência em testes high stakes. No que se refere à metodologia, o estudo caracteriza-se como exploratório, de abordagem qualitativa e de cunho bibliográfico e documental – realiza o levantamento e a análise de documentos oficiais e legais relacionados ao Programa AlfaMais Goiás. Nessa conjuntura, esta pesquisa propõe-se a analisar os fundamentos do referido programa em Goiás na busca pela compreensão dos ideários de avaliação e de qualidade educacional. Os resultados indicam que os processos avaliativos restringem a qualidade educacional a um único panorama, o desempenho estudantil, e induzem a criação de um quase-mercado educacional e de padrões de qualidade por meio de ações de marketing.