Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "ASSIS, Jacira Helena do Valle Pereira"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A formação do habitus religioso e os estabelecimentos de ensino confessionais conveniados com o Estado: questões e conflitos
    (2023) OLIVEIRA, Letícia Casagrande; ASSIS, Jacira Helena do Valle Pereira
    Apresentamos neste artigo uma discussão sobre escolas públicas e formação do habitus religioso. A pesquisa foi realizada em três estabelecimentos escolares confessionais, que estabelecem convênio entre ordem religiosa e Estado. Operou-se com a teoria bourdieusiana. Foram realizadas entrevistas e aplicados questionários com 5 mães, 1 pai e 542 estudantes. Os resultados sinalizaram que as famílias mobilizam estratégias para formar e manter o habitus religioso dos filhos. Nas escolas investigadas, a característica confessional se revelou como o principal elemento motivador para a realização das matrículas. Consideramos que o poder público deve ser guardião do espaço laico e envidar esforços na efetivação da laicidade, elemento que é colocado em risco nesses estabelecimentos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Práticas escolares no ginásio Dom Bosco (1937-1945): em estudo o periódico escolar o ginásio
    (2021) URBIETA, Jéssica Lima; ASSIS, Jacira Helena do Valle Pereira
    O presente estudo tem como objetivo analisar as práticas escolares do Ginásio Dom Bosco, instituição salesiana em Campo Grande, no sul do antigo Mato Grosso entre os anos de 1937 a 1945, presentes nas publicações do periódico escolar O Ginásio. A delimitação temporal da pesquisa compreende o marco cronológico da ação editorial do impresso escolar salesiano. A investigação de caráter bibliográfico e documental incursionou em um diálogo com estudos da área da História da Educação e subárea de Impressos escolares. As análises contaram com o aporte teórico-metodológico de Pierre Bourdieu, no intento de alcançar a compreensão de como estava acenada a relação entre a estrutura escolar e seus agentes, no que tange à produção e reprodução das práticas do Ginásio. Os resultados sinalizaram que as práticas escolares estavam atreladas ao desenvolvimento de uma educação preocupada com a formação integral da juventude, principalmente, pelo modelo educacional religioso do Sistema Preventivo. A imprensa escolar salesiana desenvolveu-se como instrumento de mudanças pedagógicas em um período de maior participação dos estudantes no processo educacional. O impresso emergiu, nesse cenário, como uma prática escolar em que estudantes, professores e gestores expressavam os ideais do Ginásio em seções e colunas com ênfase na proposta educativa, seus métodos, suas atividades, seus anseios e suas conquistas.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão