Navegando por Autor "ARRUDA, Daniel Péricles"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemGrupo de estudos afro-brasileiros (GEAB): reflexões sobre a educação das relações étnico-raciais(2021) ARRUDA, Daniel PériclesNeste artigo, são apresentadas reflexões a partir de experiências no Grupo de Estudos Afro-brasileiros (Geab), vinculado ao Núcleo de Inclusão Racial (NIR), da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Esse grupo consistia-se como referência no estudo e na produção de conhecimento científico acerca da realidade racial; em auxiliar a universidade acerca dessa temática. Dessa maneira, o estudo apoia-se na abordagem qualitativa documental e na base teórica interdisciplinar. Ao analisar as experiências do Geab, conclui-se que esse grupo corroborou significativamente no debate acerca das relações étnico-raciais, em especial, sobre o racismo e as cotas raciais – temas efervescentes naquele contexto –, e possibilitou que vários/as discentes pudessem se reconhecer e se afirmar negros/as e tivessem o entendimento, a fundamentação teórica e o posicionamento crítico acerca dessas questões.
- ItemProUni: sobre o direito de acesso e permanência estudantil(2020) ARRUDA, Daniel Péricles; VIDAL, Ricardo FloresObjetiva-se analisar o direito de acesso ao ensino superior e às políticas de permanência estudantil, relacionadas às Comissões Locais de Acompanhamento e Controle Social do Programa Universidade para Todos. O enfoque teórico-conceitual foi construído em torno da abordagem macropolítica, relativa à política pública educacional do ensino superior, e da micropolítica, referente às organizações locais de acompanhamento dessa política. A partir das pesquisas bibliográfica e documental de carácter exploratório, ficou evidenciado que essa política inaugura um novo modo de interação entre as dimensões pública e privada e, por isso, é importante que os/as discentes criem redes de solidariedade para enfrentar os desafios da permanência estudantil.