Navegando por Autor "ARAUJO, Elaine Sampaio"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAprendizagem para e na docência: gênese e desenvolvimento de formar-se professora que ensina a ensinar matemática(2022) ARAUJO, Elaine SampaioEste artigo traz a gênese e desenvolvimento do percurso de formar-se professora que ensina Matemática. Para tantoidentificacomo as condições objetivas e as mediações culturais foram determinantes para a formaçãodocente.Por meio de uma escrita narrativa busca-se recuperar os marcos históricos e, ao mesmo tempo, lançar luz sobre a constituição da atividade docente como atividade que constitui o humano, sob a perspectiva histórico-cultural. Neste percurso são identificadas vivências na formação inicial que se configuraram nos primeiros tijolos do alicerce desse edifício-difícil-ofício que é ser professora, desde a atividade de estudo, aprendizagem para adocência, até a atividade de trabalho, aprendizagem nadocência. Duas atividades unidas pela aprendizagem dadocência. Assim, este artigo busca apresentar ao leitor como a organizaçãodo ensino promove a aprendizagem da docência, razão pela qual o ensino, como atividade de trabalho, constitui o professor.Valer-se da escritanarrativa, na perspectiva da formação docente como aprendizagem, significa considerá-la comouma generalização teórica da prática na qual se é possível compreender critérios fundantes para a formação de professores que ensinam Matemática.
- ItemAtividade Orientadora de Ensino: fundamentos(2018) MOURA, Manoel Oriosvaldo de; ARAUJO, Elaine Sampaio; SERRÃO, Maria Isabel BatistaNeste artigo apresentam-se os fundamentos teórico-metodológicos da Atividade Orientadora de Ensino, sustentados na tese leontieviana de que a atividade é o agente da materialidade da vida de qualquer sujeito. Inicialmente aborda-se a educação escolar na perspectiva de uma criação humana, em resposta à necessidade de preservação e socialização da cultura. Ao analisar os elementos constitutivos da Atividade Orientadora de Ensino, com base na Teoria histórico-cultural, busca-se demonstrar como ela se configura em um modo de organização do ensino para que a escola possa promover o desenvolvimento humano em sua máxima potencialidade.