Navegando por Autor "ARANDA, Maria Alice de Miranda"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA formação continuada para gestores da educação básica e a demanda do cotidiano escolar: uma análise no âmbito das políticas públicas(2016) RODRIGUES, Evally Solaine de Souza; ARANDA, Maria Alice de Miranda; REIS, Maria das Graças Fernandes de Amorim dosAs transformações políticas e econômicas que permearam o século XX tornou o conhecimento como força produtiva, consequentemente, as exigências sobre a escola, bem como sua gestão se multiplicaram. Desse modo, esta pesquisa de abordagem qualitativa consiste em relacionar as políticas de formação continuada de gestores da Educação Básica com o atendimento às demandas do cotidiano escolar.
- ItemAtuação do conselho de educação no controle social dos planos decenais(2020) ARANDA, Maria Alice de Miranda; PRZYLEPA, Mariclei; MAIA, Elizangela Tiago daEste artigo discute o tema do controle social, bem como sua apropriação por forças sociais que sustentam projetos antagônicos de educação e de sociedade. Está vinculado aos seguintes Projetos de Pesquisa: “Monitoramento dos Planos Municipais de Educação (PMEs) no Estado do Mato Grosso do Sul”, cadastrado na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); e “Implementação e controle social dos PMEs: a atuação dos Conselhos Municipais de Educação (CMEs) no Brasil”, cadastrado na Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
- ItemO plano nacional de educação e a busca pela qualidade socialmente referenciada(2014) ARANDA, Maria Alice de Miranda; LIMA, Franciele RibeiroO artigo tem como objetivo apresentar um estudo sobre o PlanoNacional de Educação 2014-2024, apreendendo o tema da qualidade da educação, com vistas a incitar discussões sobre a possibilidade de concretização de uma qualidade socialmente referenciada. Metodologicamente está fundamentado na perspectiva dialética, pautado pela pesquisa bibliográfica e documental. Depreende-se que a qualidade na educação não está imune a entendimentos dúbios, incertos, imprecisos, servindo a interesses vários. É preciso buscar compreendê-la em relação à totalidade das relações sociais, com base em uma concepção “histórico-social”. Por este caminho é possível visualizar possibilidades de um projeto de sociedade, de educação e de ser humano sustentado por uma qualidade socialmente referenciada.