Navegando por Autor "ARAÚJO, Rafael Dias"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemTecnologias da informação e comunicação como ferramenta pedagógica no ensino superior(2021) NASCIMENTO, Breno Cavalcante do; ARAÚJO, Rafael Dias; SILVA, Francisco Sidomar Oliveira da; NICOLLI, Aline AndréiaO artigo apresenta resultados de uma pesquisa que objetivou estudar os discursos de professores a respeito do uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), em sala de aula, como artefato de suporte pedagógico no Ensino Superior. O corpus empírico contempla falas de 23 sujeitos atuantes em Cursos de Sistemas de Informação de três Instituições de Ensino Superior, da cidade de Rio Branco, Acre. A análise do material empírico indica uma vulnerabilidade formativa que os deixa inseguros para expor aspectos da profissão e elementos que caracterizam suas atuações em aula.
- ItemUm modelo social e colaborativo para extensão de conteúdo em ambientes educacionais ubíquos(2014) BRABT-RIBEIRO, Taffarel; MENDONÇA, Igor Emmanuel Silva; ARAÚJO, Rafael Dias; MENDES, Miller Miranda; DORÇA, Fabiano Azevedo; CATTELAN ,Renan GonçalvesEste trabalho apresenta um modelo de arquitetura de software que apoia atividades de extensão de um conteúdo em Ambientes Educacionais Ubíquos. Como prova de conceito, empregou-se este modelo para construir uma aplicação Web que permite a criação de comentários e a classificação de conteúdo multimídia. Tal aplicação foi acoplada à plataforma Classroom eXperience e sua utilização foi assistida por dois semestres letivos. Aplicou-se uma adaptação do Modelo de Aceitação de Tecnologia para averiguar a receptividade e o impacto das novas funcionalidades em estudantes. Como resultado, verificou-se boa aceitação da aplicação pelos usuários, que passaram a acessar mais a plataforma. Tal incentivo também contribuiu elevando o desempenho dos alunos, demonstrando que a disponibilização de recursos interativos incentiva a aprendizagem colaborativa.