Navegando por Autor "ARAÚJO, Maria Isabel de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAltas habilidades na educação infantil: relato de caso psicopedagógico(2019) ARAÚJO, Maria Isabel deO presente trabalho de investigação caracteriza-se como estudo de caso psicopedagógico com objetivo de saber/identificar as características e comportamentos de superdotação/altas habilidades de um aprendente da educação infantil de uma instituição escolar do município de Uberlândia-MG.
- ItemAlunos com altas habilidades/superdotação no ensino fundamental (5º. ao 9°. ano) de uma escola pública mineira: identificação e encaminhamentos(2016) ARAÚJO, Maria Isabel de; CORRÊA-TELLES, Priscila Moreira; FERREIRA, Lavine Rocha CardosoAs escolas de ensino regular devem identificar quem são os seus alunos com altas habilidades/superdotação. Este artigo objetiva identificar quais eram os alunos que se destacavam nas classes de 5º ao 9º ano de uma escola pública mineira, quais os seus indicadores de Altas Habilidades/Superdotação e promover os encaminhamentos/atendimentos. Para isso foi utilizado alguns questionários elaborados por pesquisadores da área e a literatura referente ao conceito de inteligência e superdotação para análise dos dados. Foram encontrados 23 alunos que apresentaram Altas Habilidades/Superdotação em alguns dos indicadores, como, nas áreas lógico-matemática, linguagem, interpessoal e intrapessoal, existencialista e cenestésica. Como encaminhamentos foram propostos: a) realizar um trabalho junto aos familiares; b) observação dos alunos nas salas de aulas; c) atendimentos dos alunos pela equipe escolar; d) formação de grupo de estudo na escola.