Navegando por Autor "ARAÚJO, Fátima Maria Leitão"
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- ItemA prática como lócus de produção de saberes: vozes de professores sobre formação inicial e práticas escolares cotidianas(2021) Oliveira, Sonia Maria Soares de; ARAÚJO, Fátima Maria Leitão; SILVA, Carlos Diogo Mendonça daO presente artigo é um excerto de uma pesquisa mais ampla, na qualse investigamos saberes e as práticas de professores da educação básica. A escrita foca a prática docente, entendendo-a como lócus importante de produção e ressignificação de saberes. Analisa-sea complexidade dos saberes da prática professoral e como o cotidiano forja tais saberes. Neste sentido, as reflexões aqui suscitadasvão ao encontro da perspectiva que vê a docência como uma prática profissional situada, sendo o professor um sujeito ativo que ressignifica e intervém nos fazeres de sua profissão. Por meio de depoimentos de professores de História do ensino médio público da cidade de Maranguape, no estado do Ceará, foi possível aferir que o fazer diário do ofício docente constitui lócus de formação incontestável para a definição da identidade profissional docente, revelando as lacunas deixadas pela formação inicial, mostrando, assim, o caráter formador da prática do ato de ensinar.
- ItemLuz, câmera, ação: práticas de professores de história com o cinema na sala de aula(2021) OLIVEIRA, Antonio Ivanilo Bezerra de; ARAÚJO, Fátima Maria Leitão; ALBUQUERQUE, Luiz BotelhoEste artigo tem como objetivo analisar as práticas de professores de História, que atuam nos anos finais do ensino fundamental, com a utilização do cinema na sala de aula. Para tanto, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando como técnica de construção de dados a entrevista semiestruturada com seis professores do quadro efetivo da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza, Ceará, que fazem uso de filmes em suas práticas de ensino. No que concerne ao aporte teórico, nos apoiamos nos estudos de Napolitano (2013), Bittencourt (2011), Kornis (1992, 2008), dentre outros, por esboçarem pressupostos teórico-metodológicos para a utilização da linguagem cinematográfica no ensino de História. Os resultados da investigação apontaram que as práticas dos professores investigados se encontram ancoradas nos referidos pressupostos por trabalharem o questionamento, a crítica e a ideia de que o filme apresenta uma representação do acontecimento histórico.
- ItemO projeto “escola sem partido” e o ensino de história no Brasilinquietações do tempo presente(2018) ARAÚJO, Fátima Maria Leitão; PINHEIRO, Francisco Felipe de Aguiar; SOUSA, Joilson Silva deThis article seeks to analyze why the program “School without Party” proposals are fruits of the political conjuncture fierce by the ascent of fundamentalist and conservative ideas, phenomenon present in the presidential race in 2014. The objective is to point out the theoretical inconsistencies and unconstitutionalities of the conceptions that underlie the program “School without Party”, warning the risk that it represents for the proposal of a democratic education focused on the exercise of citizenship. The analysis has as guiding elements the conception of History of the present time and Public History, the teaching work centered on human collectivities, the scholarly category and the field of history teaching methodologically based on bibliographic review and documentary analysis. It is concluded that the proposed law investigated resumes educational principles of the times of the Military Dictatorship proposing a vigilance stance in schools, teachers, curricula and didactic materials determining the limits of the teacher's performance.