Navegando por Autor "APARÍCIO, Ana Silvia Moço"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemProfessor iniciante: considerações sobre o seu processo de indução no ensino técnico(2021) AFFONSO, Claudio Roberto Affonso; ANDRADE, Maria de Fátima Ramos; APARÍCIO, Ana Silvia MoçoO presente artigo tem como objetivo geral investigar os desafios e os obstáculos enfrentados, no processo de indução, de professores iniciantes de uma instituição Estadual de Educação Técnica, localizada na cidade de São Paulo. Na pesquisa de campo, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas semiestruturadas. Para a análise dos dados, obteve-se apoio dos estudos de Nóvoa (2013), Fiorentini e Crecci (2016), Shulman (2014), Garcia (2010), dentre outros autores que tratam sobre formação inicial, desenvolvimento profissional e processo de indução. Os resultados apontaram que os professores iniciantes entrevistados anseiam por um processo de indução eficaz, que some às suas práticas, propiciando maior compreensão sobre as atribuições inerentes ao professor técnico.