Navegando por Autor "ANJOS, Cleriston Izidro dos"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemE quando a criança não corresponde às expectativas da escola? Reflexões sobre a relação com a família na busca por um diagnóstico(2020) ARAUJO, Luciana Aparecida de; ANJOS, Cleriston Izidro dos; PEREIRA, Fábio HoffmannO objetivo deste artigo é compreender o modo pelo qual a escola tem respondido a crianças diagnosticadas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) do ponto de vista do trabalho pedagógico e da relação com a família.
- ItemPesquisas com crianças na educação infantil: discussões conceituais, éticas e metodológicas(2023) ARAUJO, Luciana Aparecida de; ANJOS, Cleriston Izidro dosO artigo “Pesquisas com crianças na Educação Infantil: discussões conceituais, éticas e metodológicas” tem como objetivo reunir, sistematizar e analisar os estudos e pesquisas que abordam as produções acadêmicas sobre pesquisas com crianças na Educação Infantil (2017-2021), de modo a identificar as principais tendências das pesquisas encontradas, suas lacunas e discussões relevantes, e avaliá-las criticamente. Optamos pela revisão de literatura e foram realizados procedimentos de localização, reunião, seleção e ordenação de referências dos estudos e pesquisas que abordam a temática, a partir de consultas na plataforma do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict oasisbr). Os resultados revelam a importância de se considerar as vozes e a ações infantis nas pesquisas com crianças, considerando o que elas têm a dizer sobre suas vivências e experiências sobre tudo aquilo que interfere em suas vidas.
- ItemPolíticas, formação docente e práticas pedagógicas: reflexões acerca de uma educação infantil inclusiva(2019) ANJOS, Cleriston Izidro dos; SILVA, Shirley; SILVA, Cleber Nelson de OliveiraEste artigo analisa a tríade - política educacional, formação docente e práticas pedagógicas - compreendendo-os como elementos balizados pelos contornos das políticas sociais e que se entrelaçam diretamente na construção de uma educação inclusiva.