Navegando por Autor "ANDRADE, Francisca Marli Rodrigues de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAções afirmativas no ensino superior: o caso do programa de pós-graduação em ensino, da Universidade Federal Fluminense(2022) ANDRADE, Francisca Marli Rodrigues de; GOMES,Jacqueline de Souza; ALMEIDA, Marcelo Nocelle de; MILAGRES, Yuri Marx SilvaEmface à baixa representatividade de determinados grupos sociais nos cursos de pós-graduação no Brasil, este artigo –inscrito com base na pesquisa qualitativa de abordagem descritiva –explora a implementação de ações afirmativas a partir da experiência da “Comissão para inserção de cotas no edital de seleção” do Programa de Pós-graduação em Ensino, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Reforça, portanto, os debates sobre a importância dos programas de pós-graduação materializandocritérios paraoacesso e permanência de representantes de grupos sociais, tradicionalmente excluídos do sistema educacional brasileiro. Ademais, o artigoapresenta um conjunto de recomendações que podem ajudar noamadurecimento dessa discussão no próprio programa e para além dele.
- ItemFormação de educadores do campo questões indígenas e decolonialidade(2024) ANDRADE, Francisca Marli Rodrigues de; NOGUEIRA, Letícia Pereira MendesIntrodução: O projeto político da Educação do Campo visa, entre outras finalidades, contribuir com a formação de educadores engajados com as lutas dos povos indígenas e, portanto, desestabilizar o projeto colonizador, as práticas de genocídios e invasões de territórios. Objetivo: Com base nesses elementos, estabelecemos o seguinte objetivo de pesquisa: conhecer a representatividade indígena na matriz formativa da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da UFF. Metodologia: Metodologicamente, adotamos a pesquisa qualitativa, exploratória, pautada na análise documental. Resultados/Conclusão: Os resultados indicam que o curso desenvolve temas relacionados às histórias, lutas e culturas dos povos indígenas de forma articulada ao pensamento decolonial.