Navegando por Autor "ANDRADE, Antonia Costa"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA internacionalização dos programas de pós-graduação em educação na região Norte do Brasil: políticas, estratégias e ações(2020) MAUÉS, Olgaíses Cabral; ANDRADE, Antonia CostaThe internationalization of higher education began to be fundamental to the logic of the knowledge society, while factor that denotes the insertion of the countries in economic globalization, at the same time that this level of education is seen by some international organizations as a lever of economic growth. These two postulates are contributing in order that the higher education in the process of internationalization is a preponderant agent of knowledge production, while productive force for the expansiveness of the capital. The international dimension of the higher education has to be a priority for both national governments, as well as for the international organizations, leading universities to organize themselves in order to meet this demand. In this logic, the organs of promotion elect the internationalization, as an indicator of quality that is present in universities, with emphasis to the graduate programs. In this perspective, this article aims to present the analysis of the internationalization process of Graduate Programs in Education in the Northern Region, highlighting strategies, mechanisms adopted and the results obtained. The methodology adopted was the analysis of content (BARDIN, 2011) of the Institutional Development Plans of universities in the Northern Region, data of the 2013-2016 Quadrennial from Sucupira platform and the period of 2017-2018. The first results indicate that all programs develop several actions of internationalization and there are disparities in policies between institutions, as well as lack of resources, and a qualitative assessment of the results provided by these actions.
- ItemA precarização do trabalho, o REUNI e o novo desenvolvimentismo(2018) ANDRADE, Antonia Costa; LUCENA, Carlos; BARLETA, Ilma AndradeEste artigo ao centralizar-se nos governos FHC e Lula e a ressignificação do neodesenvolvimentismo, tomou o REUNI como referência, em termos educacionais, com o objetivo de realizar um estudo comparativo entre os referidos governos, respaldado nas mudanças no neodesenvolvimento e seus impactos na sociedade e na educação. A pesquisa foi dividida em duas partes: a primeira analisa o governo FHC e os primórdios da implantação do Plano Real. A segunda, por sua vez, debate o governo Lula, demonstrando seus pressupostos, continuidades e rupturas com o governo FHC e uma ênfase final no projeto de expansão do ensino superior público denominado REUNI. Foram pesquisadas fontes primárias manifestas em jornais da época, documentos governamentais e análise do discurso dos principais atores políticos do projeto em questão. O que demonstramos é que o governo Lula não rompeu com a lógica monetarista inerente ao governo FHC, no qual houve expansão do ensino superior privado, manifestando projetos precarizantes do trabalho dos professores. No governo Lula, o processo de interiorização da Universidade pública manifestou a contradição do acesso a alunos no ensino superior, porém em condições também precárias para o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia.