Navegando por Autor "ANDRADE, A. I"
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- ItemPrática Pedagógica na Formação Inicial de Professores e Educação para o Desenvolvimento Sustentável uma revisão sistemática de literatura(2022) RODRIGUES , D. da A. M. C.; ANDRADE, A. IEste estudo objetiva compreender os modos como são concebidas e desenvolvidas as Práticas Pedagógicas no contexto da Formação Inicial de Professores numa perspetiva de Educação para o Desenvolvimento Sustentável. A metodologia utilizada foi a de revisão sistemática de dezartigos publicados em revistas académicas (2016-2020),que,através da análise de conteúdo,possibilitou-nos compreender que a Educação para o Desenvolvimento Sustentável constitui uma premissa das agendas políticas internacionais,a sua integração no currículo de Formação Inicial de Professores baseia-se em abordagens multi, inter e transdisciplinares, almejando o desenvolvimento de competências de pensamento crítico-reflexivo, autonomia na resolução de problemas e capacidade de autotransformação e dos seus pares. Os resultados apelamparaa integração de ações e abordagens que promovam um futuro mais sustentável. As conclusões refletem que a melhoria na operacionalização das Práticas Pedagógicas concretiza-se integrando perspetivas que realçam o desenvolvimento de competênciasdocentes (do saber, do saber fazer e estar) necessárias para as transformações desejadas no processo educativo em geral.
- ItemPrática Pedagógica na Formação Inicial de Professores e Educação para o Desenvolvimento Sustentável uma revisão sistemática de literatura(2022) RODRIGUES , D. da A. M. C.; ANDRADE, A. IEste estudo objetiva compreender os modos como são concebidas e desenvolvidas as Práticas Pedagógicas no contexto da Formação Inicial de Professores numa perspetiva de Educação para o Desenvolvimento Sustentável. A metodologia utilizada foi a de revisão sistemática de dezartigos publicados em revistas académicas (2016-2020),que,através da análise de conteúdo,possibilitou-nos compreender que a Educação para o Desenvolvimento Sustentável constitui uma premissa das agendas políticas internacionais,a sua integração no currículo de Formação Inicial de Professores baseia-se em abordagens multi, inter e transdisciplinares, almejando o desenvolvimento de competências de pensamento crítico-reflexivo, autonomia na resolução de problemas e capacidade de autotransformação e dos seus pares. Os resultados apelamparaa integração de ações e abordagens que promovam um futuro mais sustentável. As conclusões refletem que a melhoria na operacionalização das Práticas Pedagógicas concretiza-se integrando perspetivas que realçam o desenvolvimento de competênciasdocentes (do saber, do saber fazer e estar) necessárias para as transformações desejadas no processo educativo em geral.