Navegando por Autor "ANANIAS, Mauricéia"
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- Item“Quando o homem sabe ler, escrever e contar, póde, por sua propria individualidade, desenvolver-se e esclarecer-se”a escolarização de crianças pobres na província da Parahyba do Norte(1855-1866)(2019) ANANIAS, Mauricéia; SANTOS, Lays Regina Batista de Macena Martins dosThe institutionalisation of primary school in the nineteenth century was determined by the attempts to consolidate the literacy. Legislation and other official documents were availableas mediators in customs and habits establishing and aimed people intellectual and moral formation. It is intended to present primary classes’ prescriptions and schooling processes subjects of northern Parahyba. Were seen public instruction and province presidents’ reports, legislation and various documents. The conclusion is that writing and reading were abilities also assessed by poor subjects, which through the school universe searched to reach the desired behavior and different spaces accommodation.
- ItemTalvez vos embarace o numero de meninos pobres que deve admittir cada aula: instrução pública primária - Província da Parahyba do Norte - 1849-1889(2017) SANTOS, Lays Regina Batista de Macena dos; ANANIAS, MauricéiaEste artigo tem como objetivo indicara presença de alunos pobres nas aulas públicas primárias da Província da Parahyba do Norte no período de 1849 a 1889. O desenvolvimento do argumento central demonstrou a frequência da população pobre nas aulas tendo como mediação a legislação, os requerimentos, ofícios e correspondências trocados entre as autoridades e os professores, bem como os relatórios de presidentes da Província e dos diretores da instrução. A documentação encontrada foi ponderada como oficial e muito próxima do movimento da legislação. Para análise, a pesquisa histórica foi utilizada considerando a produção social de evidências históricas a partir dos conflitos que emergiram do intenso debate e das atividades administrativas na fundação da escola primária brasileira. Tendo como base o registro desta materialidade cotejamos com os jornais da época, a bibliografia produzida acerca da história, da educação e da história da educação na Paraíba. Pretendeu-se que a documentação confrontada com a defesa da escola como uma produção social de determinados sujeitos em épocas e intencionalidades específicas definisse a categoria de escolarização como mostra de uma fundamentação teórica e metodológica. O recorte temporal considerou os dois primeiros regulamentos que organizaram a instrução pública promulgados em 1849. O ano de 1889 por ter marcado a política e a sociedade com a mudança do regime político. Para o entendimento do contexto da instrução, tratamos da organização social da Província e do ideal instrucional pensado e difundido pelos intelectuais e gestores da época. Concluímos, a partir de quatro casos analisados, que a presença de alunos pobres nas aulas primárias estava relacionada à defesa de instruir e civilizar a população.