Navegando por Autor "ALVES, Lynn"
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- ItemApresentação(2016) SOUZA, Elizeu Clementino de; ALVES, LynnHistoricamente, as áreas de educação e saúde vêm sendo fragilizadas por políti-cas, especialmente as salariais, por infraestruturas deficientes, condições de trabalho inadequadas, bem como por processos de formação que não atendem as demandas dos profissionais que escolheram atuar nestes segmentos nem, principalmente, da população que se beneficia dos serviços que são prestados por estes profissionais. E o pior, pela incompreensão da comunidade e da mídia deste contexto, a exemplo do que ocorreu recentemente no dia 27/07/16, em uma das seções da Revista Veja, quando Claudio de Moura Castro1 questionava se o professor ganhava mal. O senhor Castro, neste diálogo, desinforma totalmente a população, com pontos e argumentos que não se sustentam e são incoerentes, mas que para um leitor desaviado passam como verdade. Nessa linha tênue entre o que a mídia informa e o que é a verdade, os profissionais das áreas de educação e saúde, muitas vezes, são colocados como vilões, pois as análises são simplistas e descontextualizadas, desconsiderando o percurso, o esforço e o desejo dos profissionais e pesquisadores destas áreas de fazer a diferença em um contexto inóspito.
- ItemGamebook e a estimulação de funções executivas em crianças com indicação de diagnóstico de tdah(2016) ALVES, Lynn; BONFIM, CamilaEste artigo objetiva descrever o processo de desenvolvimento do Gamebook, uma mídia híbrida com características de jogo digital e appbook, desenvolvido para estimular as Funções Executivas (FE) de crianças na faixa etária de 8 a 12 anos especialmente com diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A metodologia foi de base qualitativa, dialogando com a perspectiva multirreferencial, exploratória e descritiva, com prática colaborativa mediada com os distintos saberes nas reuniões entre os membros da equipe e pesquisadores/especialistas parceiros. Para identificar o perfil das crianças que interagem com a cultura digital e apresentam diagnóstico de TDAH utilizamos questionário on-line, respondido com a mediação de pais e especialistas. Isso subsidiou o desenvolvimento, avaliação e retroalimentação do gamebook, concretizando-se em ambiente interativo com 8 minigames. O gamebook encontra-se disponível, gratuitamente, nas Appstores para tablet nos sistemas operacionais IOS e Android. O projeto encontra-se agora na fase de investigação com crianças com diagnóstico de TDAH, para avaliar a contribuição dos minigames ao estimular as FE. Assim, o artigo aqui proposto apresenta os resultados da primeira fase da investigação, que a partir da avaliação dos especialistas conclui que os ambientes interativos, como o gamebook, podem se constituir em lócus de aprendizagem e estimulação das FE.