Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "ALMEIDA, Núbia Régia de"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A prática de leitura de uma escola da rede pública estadual do tocantins reorientada pela "prova Brasil"
    (2016) ALMEIDA, Núbia Régia de; MELO, Márcio Araújo de
    O objetivo deste artigo é averiguar e discutir se as políticas públicas de avaliações externas, especificamente a da Prova Brasil, podem influenciar o ensino de leitura dos professores de uma escola da rede pública estadual da cidade de Araguaína (TO) e, consequentemente, alterarem a cultura escolar dessa instituição de ensino. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa. Os dados foram colhidos in loco por meio de observação de aulas e registros dos documentos escolares e também foram realizadas entrevistas com docentes, gestores escolares e da Secretaria Estadual de Educação. Constatou-se que, tanto as políticas de avaliações externas, principalmente a da Prova Brasil, quanto as políticas implantadas para dar suporte as essas avaliações provocaram a equipe escolar no sentido de alterar suas práticas escolares e de ensino de leitura, visando atender ao chamado dessas avaliações, e, por conseguinte, tais mudanças alteraram a cultura escolar da instituição de ensino.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão