Navegando por Autor "ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA educação a distância na formação continuada de gestores para a incorporação de tecnologias na escola(2009) ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini deA educação a distância mediatizada pelas tecnologias digitais viabiliza a integração da experiência do profissional nas ações formação, propiciando o desenvolvimento de um design curricular com foco na experiência compartilhada e na reflexão sobre a mesma
- ItemEducação Aberta No Brasil: um compromisso com a realidade(2023) ALMEIDA, Fernando José de; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; SILVA, Maria da Graça Moreira daO artigo subsidia as reflexões sobre os conceitos de escolarização aberta e educação aberta com as nuances teóricas assumidas nas últimas décadas. Busca reconstruir tais conceitos a partir da análise de projetos desenvolvidos por estudantes de um programa de pós-graduação. Adota a abordagem metodológica que se inspira na Pesquisa e Inovação Responsáveis. Conclui que a educação aberta deve realizar papéis de espectro de um conhecimento de dimensões políticas, territoriais, econômicas e legais a partir de marcos institucionais que lhe trazem abrangência, amplitude, continuidade, reconhecimento e acessibilidade a todos e inclusão social, em diálogo com a realidade.
- ItemNarrativa sobre a própria formação e a formação de professores na integração entre currículo e TDIC(2013) ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini deEste trabalho trata de uma narrativa caracterizada como instrumento de pesquisa na perspectiva da história de vida, com um recorte no período entre o final dos anos 1980 e meados de 2013, com o propósito de identificar o currículo construído ao longo desse processo. O estudo tem como objetivo compreender o que representam as experiências da autora, os significados e sentidos atribuídos à memória de tempos passados sobre distintos processos de formação voltados ao uso pedagógico das tecnologias digitais de informação e comunicação - TDIC
- ItemTecnologia de informação e comunicação na escola: novos horizontes na produção escrita(2004) ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini deThe technologies of information and communication - ICT bring contributions to the written Production and new the pleasant reading pointing horizon with respect to the formation of a society of readers and writers. For one is about a new form of expression of the thought and interaction, the incorporation of these resources to the education is inquiry object not only as a way to teach specific contents of you discipline, but mainly for the cognitivos, social and affective processes that excite. This article presents an analysis of the representation of the thought and the construction of the knowledge by means of the use of the computer in the first initiatives of insertion of the computer to the Brazilian education and at the current moment where the TIC and the virtual environments of contribution and learning disclose with bigger emphasis the question of the authority of the citizens of the knowledge (educators and pupils).