Navegando por Autor "ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA questão da acessabilidade em uma rede escolar(2003) ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de; DIAS, Michele RegianeIn this work we analyze the performance of a network of public schools from 5th to 8th grades of elementary school in relation to the level of accessibility of students to schools. The application of an accessibility indicator, which incorporates a measure of spatial separation and the capacity of schools, leads to results that demonstrate that there are moderate variations between the level of accessibility of students from different regions of the city of Londrina-Paraná. Information about Elementary Education in public schools in the city of Londrina is undoubtedly important for administrators, teachers and students of the system and can be taken into account, especially in the planning phase, to define actions on the system subject to sector budget constraints.
- ItemFormação do professor em modelagem matemática: da aprendizagem para o ensino(2022) OMODEI, Letícia Barcaro Celeste; ALMEIDA, Lourdes Maria Werle deNo presente artigo, apresentamos resultados de uma pesquisa em que, a partir de um quadro teórico relativoà formação de professores emmodelagem matemática, desenvolvemos uma pesquisa empírica, caracterizada aqui como Programa de Formação de Professores, com estudantes do quarto ano de um curso de Licenciatura em Matemática, mediante a constituição de dois contextos, Contexto de Aprendizageme Contexto de Ensino, com a finalidade discutir a questão: Como aprender e ensinar modelagem matemática em um programa de formação inicial de professores?O processo analítico empreendido em relação aos dados da pesquisa leva a concluir que o programa de formação, articulando diferentes disciplinas de um curso de Licenciatura em Matemática em que a modelagem matemática foi incluída, viabilizou que a formação em modelagem matemática dos futuros professores incorporasse elementos essenciais para a inclusão de atividades dessa natureza nas aulas de matemática, em sintonia com o que constitui as diferentes dimensões requeridas para o conhecimento pedagógico do conteúdo em modelagem matemática