Navegando por Autor "ALCÁNTARA, Armando"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemExclusión e inclusión en la iducación superior: el caso de las universidades interculturales en México(2008) ALCÁNTARA, ArmandoComo na maioria dos países latino-americanos, o acesso ao ensino superior no México ainda é um privilégio. Atualmente, apenas um em cada quatro jovens entre 19 e 23 anos está matriculado em alguma instituição de ensino superior (IES). Essa proporção é ainda menor no nível estadual, pois enquanto os percentuais de alguns estados do norte e centro do país são consideravelmente elevados, os correspondentes aos estados do sul, caracterizados por seus elevados índices de população indígena, são muito baixos. Esta última população representa 10 por cento da população total, a maior parte da qual vive em comunidades rurais e, muitas vezes, isolada. Se a sociedade mexicana fosse igualitária, deveria haver 10% dos estudantes indígenas frequentando alguma IES, mas não é o caso. Uma das iniciativas mais recentes do governo mexicano para enfrentar esta situação foi a criação de Universidades Interculturais, naquelas comunidades com uma considerável população indígena. Essas universidades têm como objetivo principal a formação de profissionais e intelectuais comprometidos com o desenvolvimento de suas comunidades e regiões. No centro de sua missão acadêmica está o estudo de suas respectivas culturas e línguas. Este artigo examina a situação atual desse tipo de instituição e analisa algumas de suas contribuições para o reconhecimento das culturas indígenas e locais, bem como seu papel como instrumentos de justiça social.
- ItemTendencias mundiales en la educación superior: el papel de los organismos multilaterales(2006) ALCÁNTARA, ArmandoO objetivo deste trabalho é mostrar, por meio da análise global de diversos documentos recentes de organismos multilaterais, as tendências atuais da educação superior no mundo e suas implicações para o caso do México. Os documentos selecionados nesta ocasião têm diferentes âmbitos: global (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, UNESCO e Banco Mundial, BM), regional (Banco Interamericano de Desenvolvimento, BID) e nacional (Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvimento, OCDE). Eles examinam a situação da educação superior no mundo atual, bem como os desafios que ela enfrenta diante das novas realidades da sociedade do conhecimento.