Navegando por Autor "ALAVARSE, Ocimar Munhoz"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCiclos e progressão escolar: indicações bibliográficas(2003) SOUSA, Sandra Zakia; ALAVARSE, Ocimar Munhoz; STEINVASCHER, Andrea; JEFFREY, Debora; ARCAS, PauloThe reorganization of elementary education in cycles, replacing the traditional serial organization, usually accompanied by measures that change the system of school promotion/failure, usually called continued progression, has been increasingly adopted in various public education systems. Considering the opportunity and relevance of developing research on proposals and initiatives under way in Brazil and assuming that these should represent an advance in relation to the knowledge that has already been produced and disseminated on the subject, we organize this text, which presents a survey and characterization of productions published in Brazil, from the year 1980 to the first semester of 2002. Productions published in books, book chapters and articles published in journals in the field of education were selected, favoring those of an academic nature. We also included dissertations and theses, produced in the defined period, as well as texts presented at events, totaling ninety-six titles.
- ItemProfessores e lacunas formativas em avaliação da aprendizagem: evidências e problematizações(2021) SIQUEIRA, Valéria Aparecida de Souza; FREITAS, Pâmela Félix; ALAVARSE, Ocimar MunhozO presente artigo problematiza a formação docente em avaliação da aprendizagem partindo de evidências de que são raros os cursos de licenciatura que oferecem formação técnica e teórica nesse tópico, levando à reprodução de modelos aos quais o professor fora exposto enquanto aluno e das escolas onde passa a trabalhar sem a necessária crítica, reverberando em procedimentos, instrumentos e critérios de avaliação da aprendizagem sem validade e fidedignidade, com forte impacto sobre a trajetória escolar dos alunos e que não permitem o uso dos resultados para organizar o processo de ensino e aprendizagem. O trabalho foi ancorado em pesquisa bibliográfica, observações de oito Conselhos de Classe em uma escola da Rede Municipal de Ensino de São Paulo e respostas de 1.083 professores a um questionário aplicado no âmbito de uma formação continuada em avaliação na mesma rede. Das observações realizadas, verificamos que as apreciações do professor, para efeitos de aprovação e reprovação, se apoiam em fontes não cognitivas como, por exemplo, comportamento e participação. Ao mesmo tempo, as lacunas de conhecimento demonstradas nas respostas aos questionários evidenciam uma formação docente em avaliação frágil e, em muitos casos, ausente, com equívocos que incidem diretamente na prática avaliativa, desde o emprego de procedimentos e instrumentos inadequados à adoção de critérios flutuantes com imprecisões que comprometem todo o processo de avaliação, com prejuízos aos alunos. O trabalho mostra a urgência de retomarmos o debate acerca das práticas avaliativas realizadas na escola, atualmente eclipsadas pela centralidade das avaliações externas no cenário educacional brasileiro.
- ItemRevisitando propostas e iniciativas de organização do ensino em ciclos: um debate atual e necessário(2018) ALAVARSE, Ocimar Munhoz; ARCAS, Paulo Henrique; MACHADO,Neste artigo recuperam-se e analisam-se propostas e iniciativas de organização do ensino fundamental em ciclos das redes municipais de Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo implantadas na primeira metade dos anos 1990 e que serviram de referência para outras redes de ensino, principalmente após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). No contexto de políticas de educação que têm preconizado sua qualidade como expressas nos resultados de avaliações externas em larga escala, considera-se necessário recuperar iniciativas que, sem necessariamente recusar a utilização desses resultados, buscaram alterar a organização curricular do ensino fundamental com vistas à ampliação da qualidade na perspectiva de sua democratização.