Navegando por Autor "AKKARI, Abdeljalil"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA pedagogia crítica e emancipatória/libertadora de inspiração freireana(2020) AKKARI, Abdeljalil; MESQUIDA, PeriAs ondas de refugiados migrados de diversas partes do mundo para a Europa, mas também para os Estados Unidos e para o Brasil, neste caso originários da Venezuela, em particular, e a forma como são tratados nos países que os “acolhem” nos motivaram a pensar no pensamento filosófico, político, social e pedagógico de Paulo Freire, a partir dos conceitos mais importantes. Este artigo objetiva desenvolver uma análise interpretativa, fundada na hermenêutica, em especial de Ricoeur (1989), da contribuição de Paulo Freire para os fundamentos teóricos e práticos da pedagogia crítica. Em primeiro lugar, analisamos o que, para nós, seriam os conceitos centrais da pedagogia freireana: opressão, conscientização, palavras geradoras, círculo de cultura, diálogo, práxis e emancipação. Em segundo lugar, destacamos a centralidade do “político” na pedagogia crítica de inspiração freireana, tanto em termos das políticas educacionais quanto no que diz respeito aos processos de aprendizagem. Em terceiro lugar, versamos as possibilidades de utilização da abordagem pedagógica de Freire na educação dos refugiados e dos estudantes que se encontram em situação de urgência e de conflitos. A pesquisa mostrou que a contribuição do pensamento de Freire para uma educação libertadora e amorosa e para a construção de uma sociedade colaborativa e acolhedora é inegável
- ItemLa gestion de la diversite culturelle par les chefs d'etablissement revue de la litterature(2015) BAUER, Stéphanie; AKKARI, AbdeljalilContemporary education systems need to address increasing Cultural diversity of students and the need to a change of perspective. From a problem to solve, cultural diversity can become an opportunity to improve learning. This article presents a synthesis of literature on the role of school principals in the management of cultural diversity. The academic literatureon this issue is very heterogeneous. We present the main theoretical and conceptual debates. The notion of social justice appears to representan innovative concept likely to destabilize unequal power relations between groups. The text discusses the professionalization of principals.This article highlights a tension between two visions of school leadership in the management of cultural diversity: a vision linked to critical pedagogy that develops multicultural education as a means to promote social justice and transformation of school structures. On the other side, an approach centered on management of education with a more focused approach towards measurable learning outcomesand greater control of the cost of education.
- ItemQualidade da educação básica: das políticas públicas às expectativas dos professores(2009) AKKARI, Abdeljalil; SILVA, Rossana Valéria Souza; COSTA, Ana Sheila FernandesEste artigo apresenta alguns resultados de um projeto de pesquisa conjunto entre a HEPBEJUNE e diferentes instituições brasileiras. Inicialmente, analisamos o contexto nacional e internacional dentro do qual se situa a Educação Básica no Brasil. Em seguida, apresentamos o uso da noção de qualidade em educação. Para finalizar, apresentamos alguns resultados da pesquisa de campo realizada com professores que atuam em escolas públicas nos estados de Goiás e Minas Gerais.