Navegando por Autor "ZIMER, Tânia Teresinha Bruns"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemFormação continuada de professores de matemática para uso de tecnologias digitais: uma análise a partir de um curso de extensão sobre o software scratch(2021) ROCHA, lavia Sucheck Mateus da ROCHA; ZIMER, Tânia Teresinha Bruns; CAMARGO, Sérgio; MOTTA, Marcelo SouzaAs tecnologias digitais podem representar novas possibilidades metodológicas para os processos de ensino e aprendizagem de Matemática, principalmente quando os docentes envolvidos com o uso de tais recursos conhecemsuas potencialidades e funcionalidades. Com o objetivo de analisar as possíveis contribuições de um curso de formação continuada para professores de Matemática sobre o software Scratch, realizou-se uma investigação qualitativa do tipo estudo de caso, pautada no seguinte problema:quais as possíveis contribuições de um curso de formação de professores sobre o software Scratch na atuação profissional dos participantes?A partir da observação de um curso de extensão desenvolvido em um Grupo de Pesquisas sobre Tecnologias na Educação Matemática, que teve 14 participantes, efetuou-se o registro dos dados de cada encontro do curso, bem como da participação dos cursistas. Um ano após a conclusão do curso, os participantes foram entrevistados para verificar como estava a prática profissional atual, buscando-se indícios das contribuições do curso. Para analisar os dados, utilizou-se o método deanálise de conteúdo. Foi possível identificar que o curso, mais do que contribuir para que os participantes conhecessem um recurso diferenciado para a sala de aula, possibilitou que os professores se tornassem mais autônomos na busca de tecnologias digitais que contribuíssem com o aprimoramento da aprendizagem de seus alunos.O aprendizado coletivo, vivenciado em um grupo de pesquisa, possibilitou que esses professores permanecessem em formação e compartilhamento de conhecimentos.