Navegando por Autor "ZANOTTO, Luana"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDa zona rural à escola urbana: problematizando relações pedagógicas entre professoras e crianças(2019) ZANOTTO, Luana; ALVES, Fernando Donizete; SOMMERHALDER, AlineO presente estudo focaliza as práticas pedagógicas de duas professoras – pedagoga e educadora física – na relação com um grupo de crianças residente em zona rural, inserido em uma escola municipal situada em perímetro urbano de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Nessa direção, objetivou compreender como ocorre a relação entre as professoras e as crianças no cotidiano das práticas pedagógicas. Os participantes foram 11 crianças estudantes do terceiro ano do ensino fundamental e duas professoras responsáveis pela turma (uma pedagoga e uma educadora física). Com base na abordagem qualitativa de pesquisa foi realizada observação participante em dois espaços escolares em que crianças e professoras convivem: na sala de aula e na quadra poliesportiva. Para sistematização das informações foram realizados registros em diário de campo. Todo o material coletado foi interpretado e categorizado via análise de conteúdo. Os resultados revelam relações positivas entre professoras e crianças. Por outro lado, revelam as dificuldades enfrentadas nas práticas pedagógicas com a população rural inserida na escola urbana, sobretudo no que concerne às diferenciações dos contextos de vida que perpassam o espaço rural onde vivem as crianças. Assim, há uma implicação nos saberes experienciais construídos nos intramuros da escola, os quais remetem à reflexão sobre como se realiza a formação inicial e continuada de professores que atuam com crianças moradoras da zona rural.
- ItemDa zona rural à escola urbana: problematizando relações pedagógicas entre professoras e crianças(2019) ZANOTTO, Luana; ALVES, Fernando Donizete; SOMMERHALDER, AlineO presente estudo focaliza as práticas pedagógicas de duas professoras – pedagoga e educadora física – na relação com um grupo de crianças residente em zona rural, inserido em uma escola municipal situada em perímetro urbano de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Nessa direção, objetivou compreender como ocorre a relação entre as professoras e as crianças no cotidiano das práticas pedagógicas. Os participantes foram 11 crianças estudantes do terceiro ano do ensino fundamental e duas professoras responsáveis pela turma (uma pedagoga e uma educadora física). Com base na abordagem qualitativa de pesquisa foi realizada observação participante em dois espaços escolares em que crianças e professoras convivem: na sala de aula e na quadra poliesportiva. Para sistematização das informações foram realizados registros em diário de campo. Todo o material coletado foi interpretado e categorizado via análise de conteúdo. Os resultados revelam relações positivas entre professoras e crianças. Por outro lado, revelam as dificuldades enfrentadas nas práticas pedagógicas com a população rural inserida na escola urbana, sobretudo no que concerne às diferenciações dos contextos de vida que perpassam o espaço rural onde vivem as crianças. Assim, há uma implicação nos saberes experienciais construídos nos intramuros da escola, os quais remetem à reflexão sobre como se realiza a formação inicial e continuada de professores que atuam com crianças moradoras da zona rural.
- ItemRelações educativas de professoras com crianças de zona rural: uma leitura das práticas pedagógicas em um contexto de escola urbana(2017) ZANOTTO, Luana; ALVES, Fernando Donizete; SOMMERHALDER, AlineO artigo decorre de uma pesquisa concluída e focaliza práticas pedagógicas de duas docentes nas relações com um grupo de crianças residente em zona rural e que frequenta uma escola pública urbana.