Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "WERLANG, Carolina Taís"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Entre o dizer e o pensar: uma análise da fala de crianças pequenas em ambiente escolar
    (2022) WERLANG, Carolina Taís; FORNECK, Kári Lúcia
    Este trabalho objetiva analisar a fala de crianças de 3 e 5 anos dentro do ambiente escolar a fim de verificar o emprego das implicaturas conversacionais na infância. Para isso, o estudo se fundamenta nos conceitos de Teoria das Implicaturas (GRICE, 1975), Teoria da Mente (SOUZA, 2006) e de significado natural e não-natural (GRICE, 1957). Com a finalidade de dar conta do objetivo proposto, foi realizado um estudo de caso em que se observaram 18 horas de interações de crianças, entre 3 e 5 anos, de três turmas da Educação Infantil de uma escola no município de Venâncio Aires/RS. As observações foram registradas em um diário de campo e suas análises realizadas com base nos conceitos teóricos que alicerçam o trabalho. Os resultados indicam que os sujeitos pesquisados usam, de forma consciente, os implícitos em suas construções linguísticas e que reconhecem a si e aos outros em suas falas.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Entre o dizer e o pensar: uma análise da fala de crianças pequenas em ambiente escolar
    (2022) WERLANG, Carolina Taís; FORNECK, Kári Lúcia
    Este trabalho objetiva analisar a fala de crianças de 3 e 5 anos dentro do ambiente escolar a fim de verificar o emprego das implicaturas conversacionais na infância. Para isso, o estudo se fundamenta nos conceitos de Teoria das Implicaturas (GRICE, 1975), Teoria da Mente (SOUZA, 2006) e de significado natural e não-natural (GRICE, 1957). Com a finalidade de dar conta do objetivo proposto, foi realizado um estudo de caso em que se observaram 18 horas de interações de crianças, entre 3 e 5 anos, de três turmas da Educação Infantil de uma escola no município de Venâncio Aires/RS. As observações foram registradas em um diário de campo e suas análises realizadas com base nos conceitos teóricos que alicerçam o trabalho. Os resultados indicam que os sujeitos pesquisados usam, de forma consciente, os implícitos em suas construções linguísticas e que reconhecem a si e aos outros em suas falas.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão