Navegando por Autor "VOLTARELLI, Monique Aparecida"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAssumir a infância e a educação como prioridades (apresentação)(2020) GOMES, Lisandra Ogg; VOLTARELLI, Monique AparecidaNos dias de hoje, que rosto o mundo das coisas tem voltado para as crianças? Que relações novas e incoerentes as crianças têm (re)estabelecido com o mundo e as pessoas? Que mundo as crianças têm formado que ainda não conhecemos? Esse mundo, das coisas e pessoas, assumiu a infância e a educação como prioridades?
- ItemNiñez migrante y pandemia: la crisis desde Latinoamérica(2020) VOLTARELLI, Monique Aparecida; PAVEZ SOTO, Iskra; DERBY, JoannaEl artículo reflexiona sobre el impacto de la pandemia de COVID19 en la niñez migrante latinoamericana, desde la Sociología de la Infancia y un marco global de crisis. Mediante análisis documental, los resultados muestran que el confinamiento ha afectado negativamente la salud mental infantil, aunque también se pueden contagiar del virus; si bien, la mayoría de los países implementó programas de educación a distancia, las familias excluidas no disponen de condiciones materiales (como acceso a internet o computador), enfatizando las desigualdades sociales. Se concluye que la pandemia ha alterado la vida de la infancia migrante y se recomiendan mayores estudios científicos y políticas públicas.
- ItemParticipação social das crianças diante de cenários de crise: uma conversa com Maria Letícia Nascimento(2020) VOLTARELLI, Monique Aparecida; GOMES, Lisandra OggMaria Letícia Barros Pedroso Nascimento é professora livre docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), pela qual se graduou em pedagogia e fez mestrado e doutorado em educação. Em 2014 concluiu seu pós-doutorado no campo da sociologia da infância na University of Sussex, UK. Desde 2010 coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Sociologia da Infância e Educação Infantil (GEPSI), vinculado à USP. Nesta entrevista, ocorrida em julho de 2020, tratamos da participação social das crianças diante deste cenário de crise, refletindo sobre os desafios, as tensões e os impactos para as crianças e o campo da infância.