Navegando por Autor "VIEIRA, Vânia Maria de Oliveira"
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- ItemImbricações entre mediação, práticas pedagógicas e evasão: um estudo em representações(2019) QUEIROZ, Magali Aparecida Mendes de; VIEIRA, Vânia Maria de OliveiraA evasão escolar tem sido considerada um grande problema na educação brasileira, presente em todas as modalidades e acentuada no ensino médio. De acordo com os índices do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontados em 2010, o Brasil tem a maior taxa de abandono de alunos entre os países do Mercosul. Considerando esses dados, o presente estudo, de abordagem qualiquantitativa, realizado por meio de pesquisa bibliográfica e de campo, identificou e analisou as representações sociais de 60 professores de uma escola pública do município de Uberaba/MG, sobre a mediação pedagógica, entendida como a forma pela qual o professor pensa e articula o conteúdo, realiza o planejamento, a avaliação, utiliza as estratégias de ensino e interage com os alunos. Os dados foram coletados a partir de um questionário com perguntas fechadas e abertas e a Técnica de Associação Livre de Palavras, tratadas pelo software EVOC. Tomou-se como referencial teórico-metodológico a Teoria das Representações Sociais de Moscovici (1978), a subteoria do Núcleo Central (ABRIC, 1994) e os pressupostos da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os resultados mostram que a maioria dos professores tem construído representações ancoradas em elementos que denotam sentimentos de: ?comprometimento?, ?aprendizado?, ?desafio? e ?construção?. Concluiu-se que a causa da evasão escolar pode ser a falta de interesse do aluno pela escola e as dificuldades de aprendizagem, o que evidencia, portanto, imbricações das práticas pedagógicas realizadas por eles com a permanência do aluno na escola.
- ItemO desafio ético da escrita e da pesquisa em Educação: considerações sobre compromisso com o conhecimento(2023) ANJOS, José Humberto Rodrigues dos; VIEIRA, Vânia Maria de OliveiraO objetivo deste artigo foi discutir os desafios éticos da pesquisa em educação, tendo como ponto de partida a questão da escrita e da honestidade intelectual. A escrita científica deve ser criteriosamente pensada e minuciosamente articulada em relação à língua que se propõe comunicar, uma vez que, sem a organização lógica do pensamento, não há uma série de atributos para a construção da coesão e da coerência do texto. Embora seja premissa de maior importância, o rigor com o texto, seja em seus aspectos semânticos ou sintáticos, não é o único fator a ser considerado no momento da produção. Sobretudo na ciência, em que a difusão do conhecimento sempre precisa ser aliada ao componente ético, é preciso ter consciência para pensar a pesquisa como um momento de colaboração social, em que os dados devem ser tratados de forma séria e sem manipulações. Recorre-se, neste texto, aos pressupostos da pesquisa de cunho bibliográfico, baseando-se nos estudos de Antunes (2010), Brasileiro (2013), Koch (2003, 2008), Koch e Traváglia (2007), Nóvoa (2015), Serrano (2011), Severino (2015), dentre outros que discutem o universo da escrita científica e da ética na pesquisa.