Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "VIEIRA, Josimar de Aparecido"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A Inserção da Curricularização da Extensão nos Projetos Pedagógicos de Cursos Superiores
    (2025) VIEIRA, Josimar de Aparecido; MARQUES, Maristela Beck; CANOVA, Raquel Fernanda Guellar
    A curricularização da extensão é o processo de inclusão da extensão no currículo dos cursos, pressupondo a indissociabilidade e a inserção social do ensino e da pesquisa. Neste estudo, é analisado o processo de introdução da curricularização da extensão nos projetos pedagógicos dos cursos superiores de um campus do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), considerando o caminho construído, a práxis, as contradições e os desafios enfrentados. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, produzida por meio de pesquisa bibliográfica e análise documental. Em seu percurso metodológico, aborda os pressupostos da curricularização da extensão e manifestações na prática; discorre sobre o processo de inserção da extensão nos cursos envolvidos, após o que são realizadas as considerações finais. Conclui-se que as contradições e os conflitos na curricularização da extensão são múltiplos, envolvem peculiaridades do projeto pedagógico de cada curso e possuem caráter institucional
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Juventudes, diversidade e educação profissional e tecnológica: categorias que se aproximam?
    (2024) SOUZA, Jorge Luiz dos Santos de; CASTAMAN, Ana Sara; VIEIRA, Josimar de Aparecido
    Na Educação Profissional e Tecnológica, é importante considerar os desafios enfrentados pelas juventudes, manifestados de forma diversa. Nessa direção, analisam-se, no contexto desse segmento de ensino, as categorias “juventudes” e “diversidade” compreendidas no processo de atuação dos profissionais da educação. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, orientada pela abordagem qualitativa e produzida por meio de pesquisa bibliográfica narrativa. Apresentam-se percurso metodológico, concepções da categoria “juventudes”, ponderações que aproximam as categorias já citadas e considerações finais. Conclui-se que a promoção da diversidade e a inclusão das juventudes no segmento citado contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e atenta para os desafios do futuro.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão