Navegando por Autor "VIEIRA, José Jairo"
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- ItemA origem do plano nacional de educação e como ele abordou as questões de gênero(2017) VIEIRA, José Jairo; RAMALHO, Carla Chagas; VIEIRA, Andréa Lopes da Costa VieiraEste trabalho traz a construção histórica do Plano Nacional de Educação, mostra como a realidade político social influenciou e influência a sua formatação ou até, em alguns momentos, impossibilitou-a. Após essa construção histórica, iremos analisar como o tema gênero transcorre, ou não, de forma direta no decorrer dos textos dos respectivos Planos Nacionais de Educação. Esse artigo traz como objetivo o questionamento de até onde a abordagem gênero, é feita no Plano Nacional de Educação que norteia o sistema educacional do país.
- ItemA política de educação a distância e o aumento das vagas nas instituições de ensino superior: apontamentos(2017) VIEIRA, José Jairo; SILVA, Priscila Aleixo da; VIEIRA, Andréa Lopes da CostaO presente artigo apresenta um panorama acerca do processo de democratização do ensino superior no Brasil, tendo como foco central o papel da educação a distância (EaD) em tal processo. O objetivo é traçar uma análise comparativa entre a ampliação ao acesso às Instituições de Ensino Superior no que se refere a modalidade presencial com a modalidade a distância. A partir de pesquisas bibliográficas e análises de dados recolhidos em bases de órgãos governamentais, o trabalho traz uma reflexão que questiona se a simples ampliação de vagas oferece garantia de democratização ao ensino superior, ainda que essa modalidade represente hoje uma ferramenta importante de formação continuada para parte da população brasileira.
- ItemO processo de institucionalização da disciplina Trabalho-Educação nas políticas de formação em Pedagogia nas universidades públicas do Rio de Janeiro(2019) VIEIRA, José Jairo; GUIMARAES, Ana Paula Santos; VIEIRA, Andrea Lopes da CostaO presente artigo destina tem como objetivo identificar e compreender como as universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro organizam em suas grades curriculares, do curso de Pedagogia, o debate da discussão de Trabalho-Educação. Visa-se refletir sobre os rumos, as concepções e as fundamentações teóricas desta disciplina, bem como, verificar suas contribuições nessa formação. Assim, objetivamos: 1) refletir sobre as produções que contribuam com a temática desenvolvida na disciplina e, também, 2) analisar dos dados coletados no trabalho de campo realizado nas seguintes instituições públicas, no ano de 2008: UERJ (Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Faculdade de Educação), UFRJ, UFRRJ (Campus de Nova Iguaçu), UFF e UNIRIO. Dessa maneira, de um lado apresentamos os principais questionamentos e temáticas que constam nos estudos da área e que oferecem elementos para analisar o horizonte conceitual e a fundamentação teórica necessária na formação do pedagogo. De outro lado, destacamos as análises das ementas e os resultados do questionário semiestruturado com os professores que ministraram essa disciplina nas universidades a fim de discutir o processo de institucionalização desse debate Trabalho-Educação nos cursos de Pedagogia dessas universidades.
- ItemPolíticas públicas em educação: a escola de educação infantil da UFRJ frente à resolução nº 1 do CNE/MEC(2016) VIEIRA, José Jairo; LOPES, Isabela Pereira; VIEIRA, Andréa Lopes da CostaEste artigo procurou compreender os impactos das atuais políticas públicas direcionadas às unidades de educação infantil federais, principalmente no momento atual, quando legislações e políticas públicas estão inquietando esses espaços e atribuindo-lhes novos significados e demandas. Neste estudo, foi utilizada a Escola de Educação Infantil da UFRJ diante de Resolução do Conselho Nacional de Educação, que entre outros pontos democratiza o acesso às unidades de educação infantil universitárias, espaços que em sua maioria, durante décadas, foram entendidos como benefício de alguns poucos servidores e estudantes. Os desafios que a Escola de Educação Infantil da UFRJ tem enfrentando para constituir sua nova identidade, no início da implantação de uma política pública, são problematizados. Dialogo com alguns autores que procurar explicar o histórico da educação infantil tão relacionado ao assistencialismo (Costa, Nunes, Ghon) e que pensa especificamente isso aplicado às creches universitárias (Raupp). Observando o histórico de cada creche universitária, é possível perceber que cada uma buscou estratégias para a sua legitimação e para se destacar no campo acadêmico. Se ainda hoje é possível notar que muitas dessas creches ainda mantêm vínculos iniciais, firmados há décadas, fica fácil entender o desconforto gerado pela Resolução e os desafios que serão enfrentados por esses espaços.