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Navegando por Autor "VIEIRA, Andréa Lopes da Costa"

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    A política de educação a distância e o aumento das vagas nas instituições de ensino superior: apontamentos
    (2017) VIEIRA, José Jairo; SILVA, Priscila Aleixo da; VIEIRA, Andréa Lopes da Costa
    O presente artigo apresenta um panorama acerca do processo de democratização do ensino superior no Brasil, tendo como foco central o papel da educação a distância (EaD) em tal processo. O objetivo é traçar uma análise comparativa entre a ampliação ao acesso às Instituições de Ensino Superior no que se refere a modalidade presencial com a modalidade a distância. A partir de pesquisas bibliográficas e análises de dados recolhidos em bases de órgãos governamentais, o trabalho traz uma reflexão que questiona se a simples ampliação de vagas oferece garantia de democratização ao ensino superior, ainda que essa modalidade represente hoje uma ferramenta importante de formação continuada para parte da população brasileira.
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    Políticas públicas em educação: a escola de educação infantil da UFRJ frente à resolução nº 1 do CNE/MEC
    (2016) VIEIRA, José Jairo; LOPES, Isabela Pereira; VIEIRA, Andréa Lopes da Costa
    Este artigo procurou compreender os impactos das atuais políticas públicas direcionadas às unidades de educação infantil federais, principalmente no momento atual, quando legislações e políticas públicas estão inquietando esses espaços e atribuindo-lhes novos significados e demandas. Neste estudo, foi utilizada a Escola de Educação Infantil da UFRJ diante de Resolução do Conselho Nacional de Educação, que entre outros pontos democratiza o acesso às unidades de educação infantil universitárias, espaços que em sua maioria, durante décadas, foram entendidos como benefício de alguns poucos servidores e estudantes. Os desafios que a Escola de Educação Infantil da UFRJ tem enfrentando para constituir sua nova identidade, no início da implantação de uma política pública, são problematizados. Dialogo com alguns autores que procurar explicar o histórico da educação infantil tão relacionado ao assistencialismo (Costa, Nunes, Ghon) e que pensa especificamente isso aplicado às creches universitárias (Raupp). Observando o histórico de cada creche universitária, é possível perceber que cada uma buscou estratégias para a sua legitimação e para se destacar no campo acadêmico. Se ainda hoje é possível notar que muitas dessas creches ainda mantêm vínculos iniciais, firmados há décadas, fica fácil entender o desconforto gerado pela Resolução e os desafios que serão enfrentados por esses espaços.

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ISSN 1518-6385

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