Navegando por Autor "VIEIRA, Alboni Dudeque Pianovski"
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- ItemEducação profissional e tecnológica: formação e práxis(2022) VIEIRA, Alboni Dudeque Pianovski; MONTERO-PEDRERA, Ana María; CASTAMAN, Ana Sara; ZUCOLOTTO, Andréia ModrzejewskiPor Educação Profissional, no Brasil, entende-se: [...] uma formação geral, ampla e integrada aosmdireitos de cidadania e aos elementos específicos da preparação para o trabalho, que lhes permita o exercício técnico de uma ocupação ou profissão, com a compreensão da realidade cotidiana da sobrevivência e a capacidade de enfrentamento crítico e transformador do mundo do trabalho, onde se incluem a produção e os produtores, a reestruturação produtiva, novas tecnologias e nova organização do trabalho, desemprego estrutural, subemprego e estratégias solidárias diante da precarização do trabalho (FRANCO, 2000, p. 219-220).
- ItemEscolas criativas, complexidade e consciência planetária(2022) PEDROSO, Daniele Saheb; ZEWIEREWICZ, Marlene; MAURA, Maria Antònia Pujol; VIEIRA, Alboni Dudeque PianovskiO dossiê Escolas criativas, complexidade e consciência planetáriatem como proposta apresentar diferentes pesquisas que versam sobre a necessidade de mudanças paradigmáticas nos processos de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido, as análises envolvem reflexões e práticas que buscam elucidar anecessidade de superação de iniciativas pautadas na fragmentação do conhecimento e no distanciamento entre as disciplinas e dessas em relação à realidade.
- ItemParadigma da complexidade como subsídio epistemológico na formação de professores da Educação Básica(2023) BEHRENS, Marilda Aparecida; SÁ, Ricardo Antunes de; COSME, Ariana; VIEIRA, Alboni Dudeque PianovskiEm pleno século XXI, diante das profundas transformações científicas tecnológicas, culturais, econômicas e geopolíticas, entende-se que o paradigma da complexidade pode se inscrever como uma referência epistemológica fundamental para pensar e subsidiar a formação de professores. O dossiê contempla temáticas relacionadas ao paradigma da complexidade e sua ligação com a educação básica na formação de professores. Os pesquisadores aceitaram o desafio de contribuir com fundamentos para atender a busca de superação da visão tradicional e fragmentada na docência. Trata-se do movimento da visão da complexidade, que propõe a religação dos saberes e, portanto, demanda a produção de um conhecimento transdisciplinar que favoreça à docência na elaboração de estratégias teórico-metodológicas que expressem as complexas configurações sociais, culturais e ideológicas da contemporaneidade.
- ItemPesquisas com/sobre/para crianças e docentes na Educação Infantil: discussões conceituais, éticas e metodológicas(2023) VIEIRA, Alboni Dudeque Pianovski; CARVALHO, Rodrigo Saballa de; SANTOS, Marlene Oliveira dos; BRAILOVSKY, DanielO desenvolvimento de investigações com crianças e docentes no âmbito da Educação Infantil tem se ampliado nas últimas décadas em nosso país. O entendimento do contexto das instituições de Educação Infantil como espaço de pesquisa e produção de conhecimento tem reverberado na qualificação da docência, no respeito à alteridade das crianças, no reconhecimento das crianças como sujeitos de direitos e, sobretudo, na garantia da escuta das crianças e dos(as) docentes enquanto interlocutores(as) privilegiados(as) do processo educativo. Em tal direção, tais investigações têm destacado a interdependência entre crianças e docentes, assim como contribuído com a visibilização de seus pontos de vista a respeito dos assuntos que lhes dizem respeito. Em suma, as pesquisas têm contribuído para o enfrentamento dos “assédios que a Educação Infantil” (CARVALHO; GUIZZO, 2018) tem sofrido – a antecipação da escolarização inicial, a difusão de livros didáticos, o déficit no atendimento das crianças de 0-3 anos, o enfrentamento da perspectiva linear e organicista do desenvolvimento presente na BNCC - EI (MEC, 2017) etc. –, assim como para a proposição de alternativas pedagógicas contextuais que efetivamente possibilitem que a Pedagogia da Infância se faça presente no exercício da docência em instituições públicas de atendimento as crianças pequenas no território nacional.