Navegando por Autor "VIANA, Mariana Peleje"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemComparando os recursos financeiros do PDDE com as chamadas ‘Contribuições Espontâneas’ arrecadadas pelas escolaspúblicas(2022) VIANA, Mariana PelejeO trabalho traz dados de pesquisa sobre quanto o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), de origem federal, representa para a gestão financeira da escola pública no Brasil, quando comparado à arrecadação de recursos financeiros feita pelas próprias escolas. Baseia-se em enquete digital, respondida por 1.744 sujeitos, representantes das unidades escolares do país. As respostas permitiram a criação de um banco de dados representativo de todas as unidades federativas do Brasil, desenhando um panorama das impressões dos sujeitos que lidam com a gestão financeira escolar. Aponta-se que o PDDE é a única fonte de recursos financeiros em 47,7% dos casos, discorrendo sobre a indispensabilidade desse programa para as escolas de todo o Brasil, além de detectar baixa representatividade dos recursos próprios (17,4%) – com exceção das escolas da Região Sul. Problematiza-se, por fim, sobre as chamadas “contribuições espontâneas”, especialmente no estado de Santa Catarina.
- ItemGestão financeira escolar: montantes, gastos e o que diretores, coordenadores e estudantes têm a dizer sobre isso(2019) VIANA, Mariana PelejeO trabalho traz resultados quantitativos e qualitativos de pesquisa pré-teste realizada em escolas públicas de Santa Catarina, com o objetivo de trazer elementos empíricos que contribuam para estudos sobre a realidade financeira da escola pública, enfocando o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e o cumprimento de seus objetivos legais. O estudo apresenta dados sobre os montantes anuais das escolas pesquisadas, incluindo informações sobre arrecadação própria e ?contribuições espontâneas?, propondo reflexões acerca de conceitos como gestão democrática, autonomia e participação. Além disso, traz resultados de entrevistas e grupos focais, com opiniões de diretores, coordenadores e estudantes sobre gestão financeira escolar, com o intuito de colaborar com o debate sobre essa temática.