Navegando por Autor "VENTURA, Jaqueline"
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- ItemA EJA e os desafios da formação docente nas licenciaturas(2012) VENTURA, JaquelineEste artigo pretende contribuir para a compreensão do atual cenário da formação inicial de professores para Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesse sentido, na primeira parte analisamos as Diretrizes Curriculares Nacionais de alguns cursos de formação de professores, tais como Pedagogia, Letras, Matemática e Ciências Biológicas, demonstrando que, embora a EJA na atual legislação tenha sido configurada como modalidade da Educação Básica, no que se refere à formação de professores para atuar, considerando as especificidades da área, a questão permanece muito incipiente nas licenciaturas. Na segunda parte discutimos a importância e atualidade de pautar a formação de professores e de alunos da EJA em uma concepção ampliada do conceito de trabalho e na identificação da vinculação de classe dos diversos sujeitos da EJA para a construção de um processo educacional de formação humana emancipatório
- ItemEducação de jovens e adultos da classe trabalhadora: história de luta e resistência frente à negação do direito(2021) RUMMERT, Sonia Maria; VENTURA, JaquelineEm outubro de 2021, um vídeo com jovens e adultos (em sua maioria mulheres) procurando por comida em um caminhão de lixo em Fortaleza chamou a atenção, nas redes sociais, sobre a situação de aprofundamento da desigualdade social e da ampliação da fome no país. Estima-se que hoje, vinte e cinco milhões de brasileiros não saibam o que, nem se irão comer. País, em virtude das políticas atualmente implementadas, sobretudo, pelo governo federal e traz para jovens e adultos da classe trabalhadora imensos desafios para existir e resistir.
- ItemEducar o povo para consolidar a revolução: a contribuição de Samora Moisés Machel(2021) RUMMERT, Sonia Maria; VENTURA, JaquelineApresentamos a reprodução do Caderno Fazer da escola uma base para o povo tomar o poder, escrito por Samora Machel, publicado, inicialmente, em 1974 pelo Departamento de Informação e Propaganda da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), partido político fundado 1962, com o objetivo libertar Moçambique do domínio colonial português. Em 1979, o mesmo texto foi reeditado pelo Departamento de Trabalho Ideológico do Partido da Luta Armada pela Libertação Nacional da FRELIMO, na versão que ora trazemos aos leitores.
- ItemO Ensino Médio na EJA desafios e contradições na política educacional do Rio de Janeiro(2024) VENTURA, Jaqueline; COSTA, Regis Arquelles daO presente artigo analisa criticamente a oferta pública de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no ensino médio no estado do Rio de Janeiro. Considerando os contextos nacional e estadual e os impactos das atuais reformas educacionais, o estudo sistematiza os tipos de oferta de EJA; relaciona-os com a tendência continuada de redução das matrículas nos cursos presenciais; e discute a política educacional gerencialista da EJA no estado. A investigação, analítica-documental, demonstra que, embora o ensino médio na EJA figure como um direito à escolarização básica, o desmonte da sua oferta presencial, a ampliação de carga horária a distância e as celebrações de parcerias público-privadas atingem diretamente a modalidade. O trabalho conclui que as tendências de diminuição de matrículas, de fragmentação das ações e de aceleração na EJA têm sido estimuladas no Rio de Janeiro e articulam-se à lógica empresarial, sustando o direito à educação de qualidade de milhões de trabalhadores fluminenses.